24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
19/01/2020

Governo aciona PF e Abin para evitar que fugitivos de prisão no Paraguai retornem ao Brasil

Foto: Reprodução

O governo brasileiro acompanha com preocupação os desdobramentos da fuga de 76 detentos de um presídio na fronteira Brasil-Paraguai, afirmaram ao blog membros da equipe do presidente Jair Bolsonaro.

 

Segundo eles, o caso é complexo porque a atuação do Brasil fica limitada ao território nacional. A fuga aconteceu na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguai na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Mas o grupo integra uma facção brasileira, e pelo menos 40 foragidos são nascidos no Brasil.

 

Como o Brasil não pode entrar no Paraguai para recapturar os detentos, o governo trabalha para descobrir se algum deles chegou a ultrapassar a fronteira. Além da Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi acionada para investigar o caso.

 

Ao longo do domingo, o presidente Jair Bolsonaro recebeu informações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O governo suspeita que a fuga tenha começado antes de domingo, ao longo da semana passada – o que aumentaria a chance de haver fugitivos em solo brasileiro.

 

Na tarde deste domingo, Moro determinou o bloqueio da fronteira na região de Ponta Porã. No governo, entretanto, todos avaliam que a fronteira é permeável, e que essa medida pode surtir pouco efeito.

 

Mesmo com a escassez de informações iniciais, o ministro Moro deixou claro à equipe de governo que a tarefa é identificar e recapturar fugitivos que tenham entrado no Brasil.

 

Caso isso aconteça, a intenção é transferí-los o quanto antes para presídios federais, sob responsabilidade direta do ministério da Justiça.

 

Blog do Valdo Cruz 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.