19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
31/05/2019

Governo discute política de meio ambiente em encontro com lideranças de unidades de conservação estaduais

Foto: Ricardo Oliveira / Sema

Nossa equipe pôde escutar cada representante que está presente

 De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a discussão promovida na quarta-feira (29/05) foi uma oportunidade de ouvir as demandas das comunidades, por meio de suas lideranças. “Não podemos definir políticas públicas sem ouvir quem é diretamente impactado por elas.

 

Nossa equipe pôde escutar cada representante que está presente, saber cada desafio enfrentado por eles, e assim podemos pensar nas melhores estratégias para oferecer um serviço público mais eficiente”, explicou.

 

Na oportunidade, Taveira destacou também que as UCs estaduais são as áreas que registram menor índice de desmatamento em todo o estado. “Isso tudo é graças ao trabalho desenvolvido em parceria com os próprios comunitários, por isso eu reforço o trabalho e o desempenho dos Agentes Ambientais Voluntários e de todas as lideranças”, destacou o secretário.

 

Veja também 

CCJ da câmara federal aprova proposta que extingue IPI e mata a zona franca de Manaus

 

Durante o evento, a equipe da Sema apresentou temas como Cadastro Ambiental Rural (CAR), manejo e concessão florestal nas UCs. Além disso, foi realizada uma oficina participativa para criação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, ministrada pelo técnico da Sema, Ayub Borges, colhendo a contribuição dos moradores das UC para a definição da nova política estadual para o tema, ainda em elaboração.

 

Para a liderança da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, Alcione Meireles, a relação entre a secretaria e os comunitários é de extrema importância, pois permite parcerias em prol da conservação ambiental. “A Sema tem envolvido a comunidade, fazendo com que as pessoas conheçam o trabalho que a secretaria executa no interior do estado e o papel que ela tem para a gente. O relacionamento mudou, temos tido mais liberdade e voz ativa, temos uma porta aberta para falar as necessidades da população", afirmou.

 

Programação diversa

 

O objetivo principal do Encontro de Lideranças é avaliar e aprimorar a estratégia e a metodologia de implementação do Programa Bolsa Floresta (PBF), uma iniciativa desenvolvida pela FAS em 16 Unidades de Conservação (UC) que recompensa e melhora a qualidade de vida de populações ribeirinhas que vivem em comunidades do estado e que contribuem para a conservação do meio ambiente. O PBF é mantido com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, do Bradesco e da Coca-Cola, e recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Sema.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

O evento segue a programação com debates, palestras e capacitações específicas em diversos temas, como monitoramento ambiental, BR-319, resíduos sólidos, empreendedorismo ribeirinho, violência sexual, manejo florestal, recursos hídricos, microcrédito, bioeconomia, segurança pública e tráfico de drogas. Dentro da programação também acontece o Papo Sustentável, nesta quinta-feira (30/05), com o tema “Soluções para o acesso à água potável em comunidades ribeirinhas do Amazonas”.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.