29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
19/04/2022

Governo do Amazonas, por meio do Idam, atende mais de 4 mil produtores rurais indígenas no Amazonas

Foto: Divulgação/Idam

Mais de 300 comunidades indígenas foram atendidas pelo Idam em 2021

Hoje, 19/04, data em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, o Idam reforça seu comprometimento com as comunidades indígenas do estado. São mais de 4 mil produtores rurais indígenas atendidos pelo Instituto por todo o Amazonas com serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), emissão de Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e elaboração de projetos para Crédito Rural.

 

Para o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches, os povos indígenas são os guardiões da floresta e do material genético na nossa fauna e flora, além de contribuírem para a riqueza cultural do estado.

 

“A população indígena do Amazonas desenvolve a agricultura familiar, consorciada com o extrativismo de forma sustentável, sendo um público atendido pelo Idam. São guardiões da floresta e merecem o nosso respeito e dedicação através do Serviço de ATER”, delineou Tomás.

 

Veja também

 

Arsepam realiza campanha de conscientização ‘Respeitar o Idoso, É Respeitar os seus Direitos’ em Iranduba e Manaus

 

Wilson Lima dá ordem de serviço para obra de construção do Mercado Central de Careiro da Várzea

 

 

Somente em 2021, um total de 4.984 indígenas, de 333 comunidades, foram beneficiados pelos serviços do Idam. As etnias incluem Tikuna, Kokama, Kaixana, Marubo, Mayoruna Kulina, Kambeba, Kanamari, Kulina, Sateré-Mawé, Itxi-Mitari, Desana, Macu Apurinã, Baré, Baniwa, Kuripaco, Tucano, Nadeb, Pira-tapuya, Hupda, Yanomami, Tariana, Arapaco, Wuananos, Warekena, Mura, Munduruku, Parintintin, Diarroi, Tenharin, Miranha, Maku, Katukina, Kanamari, Mayoruna, Kulina, Apurinã, Jarawara, Paumari, Kwata, Mukaja, Yamamadi, Kamikuã, Unauini-teuini, Kaxari, Kaiapuka e Jaminawa.

 

Fotos: Divulgação/Idam

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ainda na primeira metade deste ano, o Idam realizou ações voltadas ao público indígena, como programas de capacitação em Boas Práticas de Produção de Farinha, cursos de Boas Práticas em Avicultura e entregas de implementos agrícolas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.