18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
18/03/2020

Governo do Amazonas amplia oferta de serviços virtuais e via telefone, para reforçar prevenção ao coronavírus

Foto: Divulgação

No Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), um dos principais serviços feitos 100% on-line refere-se ao licenciamento veicular.

Com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e para fortalecer as medidas de prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado ampliou a oferta de serviços que podem ser realizados via internet ou por telefone, em diversas secretarias e órgãos da administração estadual.

 

No Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), um dos principais serviços feitos 100% on-line refere-se ao licenciamento veicular.

 

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) representa 64% da demanda diária do órgão. Em 2020, aproximadamente 120 mil veículos já foram licenciados.

 

Veja também 

 

Governador determina suspensão de desembarque de passageiros de cruzeiro que chega ao Porto de Manaus nesta quarta-feira, 18

 

Wilson Lima decreta situação de emergência na saúde pública do Amazonas e anuncia novas medidas de prevenção ao Covid-19

 

“O Detran Amazonas se antecipou à data final para o lançamento do CRLV eletrônico, nós lançamos em fevereiro. Hoje ele pode ser feito totalmente on-line. Basta que o usuário imprima a taxa de licenciamento, pague o licenciamento veicular, e a partir daí ele vai poder imprimir CRLV do próprio site. Para isso, é necessário que ele faça um cadastro no nosso site criando um perfil”, frisou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.

 

Outros atendimentos relacionados à documentação de veículos e também à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também podem ser feitos total ou parcialmente on-line, por meio do site www.detran.am.gov.br. Entre eles, a transferência de propriedade, baixa de gravame, segunda via do documento de transferência do veículo, e CNH digital, mediante cadastro no portal do Governo Federal.

 

Polícia Civil – Por meio da Portaria Normativa nº 003/2020, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), suspendeu, pelo prazo de 15 dias, o atendimento presencial para registro de Boletins de Ocorrência (BOs) nos Distritos Integrados de Polícia Civil (DIPs) e delegacias especializadas.

 

O procedimento pode ser feito por meio da plataforma “Delegacia Interativa” (www.delegaciainterativa.am.gov.br), nos casos não emergenciais. Podem ser registrados crimes relacionados a abandono de lar, acidente de trânsito, ameaça, calúnia, injúria, difamação, crimes contra a Pessoa com Deficiência, perda, extravio, perturbação da tranquilidade, roubo e furto.

 

Polícia Militar – O Departamento de Tecnologia da Informação da PM criou o aplicativo “InforMe Denúncias”, que permite à população realizar denúncias de diversas naturezas, interagindo com o trabalho da polícia. Para utilizar, é necessário que o usuário baixe a plataforma e realize um cadastro, que pode ser anônimo. As informações disponibilizadas serão repassadas a uma base de dados que encaminhará a denúncia a uma das Unidades Operacionais da Polícia Militar mais próxima do local da ocorrência.

 

Afeam – A Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) realiza serviços de pagamentos de boletos e renegociação por meio do site. É possível acessar os principais serviços da Agência, como segunda via de boletos, extratos, consultas ao Serasa Consumidor e Protestos, além da Carta de Serviços (onde constam todas as informações de acesso ao crédito) e da relação de documentos para acesso aos programas de financiamento.

 

Para mais informações basta acessar o site www.afeam.am.gov.br, entrar em contato por meio dos canais de comunicação da Ouvidoria, pelo número 0800 286 3066 e pelo WhatsApp (92) 98854-2075, além das redes sociais da Agência no Facebook (https://www.facebook.com/afeam.amazonas/) e Instagram (https://www.instagram.com/afeamamazonas/).

 

 

Amazonprev – A recomendação é que os segurados evitem ir ao órgão previdenciário para tratar de assuntos que possam ser resolvidos pelos canais de comunicação disponíveis. A emissão de Cédula-C e contracheques, por exemplo, pode ser realizada por meio do Portal do Segurado, no endereço www.amazonprev.am.gov.br. Para dúvidas e informações, o segurado pode entrar em contato pelo Fale Conosco, disponível no site, pelo e-mail amazonprev@amazonprev.am.gov.br ou pelo número 3627-3424.

 

 

Emprego – Em decorrência da interrupção, os serviços de Cadastro e Vagas de Emprego, Seguro Desemprego, Orientação da Carteira de Trabalho Digital, oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-AM), serão realizados por agendamento por meio de telefone e e-mail. Atendimento Geral: (92) 3621-2227. Seguro-Desemprego: (92) 3621-2241. Cadastro de emprego e solicitação de vagas (envio de currículos): pelo e-mail atendimentosineam@gmail.com ou WhatsApp (92) 98433-5624.

 

 

Serviços compartilhados – O Centro de Serviços Compartilhados (CSC-AM) informa que os licitantes deverão enviar suas solicitações, pedidos de esclarecimentos, impugnações, recursos administrativos, contrarrazões ou quaisquer outros serviços dirigidos ao CSC por meio do endereço eletrônico institucional: csc@csc.am.gov.br. Os interessados em efetuar alteração, inscrição ou renovação de cadastro poderão encaminhar a documentação pelo e-mail cadastro@csc.am.gov.br.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

 

Os telefones para contato do CSC são 3214-5622 e 3214-5640. Para informações sobre cadastro, o número é 3214-5638. Também é possível entrar em contato pelo e-mail faleconosco@csc.am.gov.br.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.