20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
28/11/2019

Governo do Amazonas capacita técnicos em culturas da banana, citros e atividade de pecuária

Foto: Divulgação

Os cursos têm o objetivo de fortalecer a execução dos Projetos Prioritários do Idam no Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está realizando, desde esta segunda-feira (25) até a próxima sexta-feira (29), cursos sobre as culturas da banana, citros e atividade de pecuária (leite e corte), importantes cadeias produtivas contempladas nos 21 Projetos Prioritários da Instituição.

 

A atividade que acontece na sede do Sistema Sepror, Zona Sul de Manaus, conta com apoio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e Embrapa Amazônia Ocidental.

 

A capacitação é destinada aos técnicos que atuam nas atividades em municípios do Amazonas e estão à frente dos Projetos Prioritários em cada região do Estado. Ao todo, técnicos de 19 municípios participam do evento e profissionais do Central.

 

Veja também

 

Tribunal de Contas implanta projeto-piloto de teletrabalho

 

Wilson Lima recebe Bolsonaro em Manaus e, nesta quarta-feira, abrem Feira de Sustentabilidade do PIM

 

Estratégia - Para o diretor de Planejamento Institucional do Idam, Armando Jorge, a capacitação é estratégica porque possibilita ao profissional desenvolver as atividades no interior do estado.

 

“O Idam tem importância para o agricultor familiar e produtor rural que precisa dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Aqui, temos especialistas, conhecimento, habilidades e técnicas desenvolvidas por órgãos de pesquisa, ou seja, todos os atributos para desenvolver um excelente trabalho nos municípios”, ressaltou.

 

O secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), Airton Schneider, que representou o secretário de Produção Rural, destacou a importância dessas três atividades, a exemplo do cultivo da banana, que é uma cultura tradicional forte e contribui economicamente com muitas famílias do Amazonas. Segundo ele, ao retornarem para os municípios, os técnicos irão levar um diferencial que é exatamente as técnicas aprendidas durante o curso.

 

Programação - Com aulas teóricas e práticas, os cursos sobre as culturas da banana e citros irão abordar tecnologias de cultivo, tratos culturais, manejo adequado de cada cultura, variedades/cultivares, procedimentos de colheita e pós-colheita. Além disso, a programação ainda conta com orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro da Atividade de Agricultura Familiar (CAF) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

 

As aulas práticas acontecem na próxima quinta-feira (28/11), onde o treinamento sobre a cultura do citros ocorrerá na Fazenda Progresso, localizada no ramal do Procópio e sobre a cultura da banana no Km 2 do ramal ZF9, ambos no município de Rio Preto da Eva.

 

Para o coordenador do Projeto Prioritário do Idam para cultura da banana e instrutor do curso, Geraldo Conceição, essa iniciativa vai aumentar a produção e produtividade em localidades de abrangência do projeto, além de apoiar a formação do produtor e oferecer uma orientação adequada dos métodos de extensão rural, uso da biotecnologia e boas práticas agrícolas.

 

Para o engenheiro agrônomo e instrutor dos cursos de banana e citros, Luiz Herval, o desenvolvimento dos Projetos Prioritários do Idam irá trazer uma nova realidade de Ater aos agricultores familiares atendidos.

 

“A preocupação da diretoria é tornar os técnicos, lotados no interior do Estado, especialistas nessas culturas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o manejo adequado para uma boa produção, quais as principais pragas e doenças, adubação adequada e os aspectos das mudas que devem ser observados”, explicou.

 

O curso para atividade de pecuária (corte e leite), que será ministrado pelo médico veterinário Emílio Afonso, irá abordar temas como melhoramento genético, estratégias nas práticas de manejo alimentar e sanitário, organização da produção para comercialização, crédito rural para atividade, licenciamento ambiental da pecuária no sistema de pastejo rotacionado, entre outros assuntos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A solenidade de abertura dos cursos, realizada nesta segunda-feira (25), também contou com a participação da diretora administrativo-financeira do Idam, Jacinta Coelho, do chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Alfredo Pinheiro, o representante do Ifam e médico veterinário, Everaldo Zeni, e do chefe do Departamento de Defesa Agropecuária e Florestal da Adaf, Luiz Antônio Silva.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.