29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
04/12/2021

Governo do Amazonas entrega R$ 150 mil em benefícios para instituição do setor primário em Boa Vista do Ramos

Foto: Breno Brandão/FPS

Materiais permanentes e de consumo irão beneficiar mais de 100 pessoas no município

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realizou, neste sábado (04/12), em Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus), a entrega de equipamentos e materiais de consumo e permanentes para a Associação Comunitária Agrícola de São Tomé (Acast). A entrega ocorreu na sede da associação, localizada na margem direita do Rio Massauary, na estrada das Palmeiras.

 

Entre os materiais entregues estão equipamentos de informática, como notebook, retroprojetor, impressora multifuncional; e equipamentos agrícolas, como micro trator e carroça, motor de popa e estacionário, kit de propulsão, canoa de alumínio, entre outros; além de equipamentos de consumo. O valor do fomento por meio do edital 001/2020 do FPS, é de R$150 mil.

 

Clenilson Paiva, presidente da Acast, afirmou que, há mais de dez anos de existência, a associação nunca havia recebido nenhum tipo de benefício do governo; mas na atual gestão, a entidade tem sido vista com olhar especial em relação ao trabalho desenvolvido por seus associados.

 

Veja também

 

Construção de pontes em Novo Aripuanã entra na reta final

 

IMAGENS FORTES! Cabeça de homem é encontrada no bairro de São Francisco, município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus. VEJA VÍDEO

 

“Por todo este tempo, nós só temos trabalhado e nunca tivemos um olhar sobre os nossos trabalhos. E, agora, com o governador Wilson Lima, a situação mudou, pois nós fomos beneficiados por meio do edital do Fundo de Promoção Social, com esses equipamentos, que vão ajudar muito nas atividades da nossa comunidade e na qualidade de vida dos nossos associados. Só temos que agradecer ao nosso governador por este olhar tão especial ao setor primário e aos trabalhadores da zona rural”, agradeceu Clebilson.

 

Benefício – A aquisição destes equipamentos permitirá aumentar a produção dos associados da Acast, do pirarucu manejado e culturas alimentares, além de levar melhorias e condições de monitoramento dos lagos, onde realizam o manejo do pirarucu e o cultivo de culturas de ciclo curto em sistema mecanizado.

 

“Além do setor primário, nós temos projetos voltados para o setor social do município de Boa Vista do Ramos. E já estamos conversando com outras entidades, como a Colônia de Pescadores, para que eles venham participar de nossos editais pois, como compromisso deste governo, a nossa secretaria e o nosso corpo técnico estarão sempre disponíveis para receber todas as associações, cooperativas e colônias para serem orientadas a participarem com seus projetos. E, assim, serem beneficiadas com fomento por meio dos editais”, afirmou Kathelen Braz, secretária-executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

 

Entidade – A associação atua com o propósito de organizar, via associativismo, os moradores da comunidade São Tomé, com o objetivo de preservar seus complexos de lagos e recursos naturais existentes. Atualmente, a principal fonte de renda do Distrito se dá pela comercialização de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, além da piscicultura, que abastece toda a região.

 

Em concomitância com a criação de gado e produção de leite e derivados, todos os associados possuem pequenas produções de mandioca, hortaliças e frutíferas. Por ano, são comercializados 5.500 animais. Semanalmente, 700 quilos de queijo e, diariamente, 2.500 litros de leite. Toda a produção é comercializada na sede dos municípios de Barreirinha, Parintins, Maués e Silves, nas feiras e comércios das cidades.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

FPS – O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.