25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
27/04/2021

Governo do Amazonas inicia inscrições de pescadores e piscicultores para fornecimento de gelo, nesta quarta (28/04)

Foto: Herick Pereira/Secom

Visando o fortalecimento do setor pesqueiro e aquícola no estado, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) abre, nesta quarta-feira (28/04), a inscrição para pescadores, piscicultores e demais interessados em se credenciar no serviço de beneficiamento de pescado e fornecimento de gelo em Manacapuru.

 

As inscrições serão realizadas a partir das 8h, no Frigorífico Amazon Peixe, localizado na Estrada da Correnteza, bairro Correnteza, no município, distante 68 quilômetros de Manaus.

 

De acordo com a presidente da ADS, Michelle Bessa, o novo serviço pretende equilibrar a oferta e demanda de pescado, tornando mais economicamente rentável a pescaria regional; reduzir os desperdícios da produção; oferecer melhorias nas condições sanitárias do pescado e proporcionar ao Governo do Estado oportunidades para formação de estoques reguladores.

 

Veja também

 

Governador Wilson Lima entrega kits para fomento da pesca em São Gabriel da Cachoeira

 

DENÚNCIA DE LEITORES! Água encanada chega contaminada nas torneiras dos moradores do bairro Cidade Nova no município de Iranduba, região metropolitana de Manaus. VEJA REPORTAGEM DO 'PORTAL DO ZACARIAS' AO VIVO

 

“Com esse novo serviço, a ADS oferece mais um apoio na cadeia produtiva do pescado e estamos trabalhando para contribuir ainda mais com as famílias que vivem do setor primário no estado. Com essa ação, vamos beneficiar inicialmente cerca de 2 mil famílias de pescadores e aproximadamente 300 famílias de piscicultores”, destacou.

 

Aquisição de pescado pelo governo assegura renda no AM na pandemia

 

O frigorífico será o espaço da realização das inscrições e o ponto focal das atividades, com uma área de armazenamento para até 200 toneladas de peixes; e outra para a fabricação de 12 mil toneladas de gelo para os pescadores e piscicultores que estiverem registrados junto à ADS.

 

Os interessados que moram em Manacapuru poderão ir ao local de credenciamento entre a quarta (28/04) e a sexta-feira (30/04), das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h. Após esse período, os cadastros passaram a ser realizados também, no escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) da região, no horário de expediente.

 

Governo do Amazonas inicia distribuição de pescado para pessoas em situação  de vulnerabilidade social

 

“Vamos conseguir diminuir o custo que o pescador tem com gelo, pois muitas vezes a quantidade que ele compra não é suficiente para manter a qualidade do pescado. Se o pescador tem uma oferta maior de gelo, ele consegue melhorar a qualidade do produto e diminuir a perda do pescado, evitando interferência na lucratividade e produtividade da pesca. Para a piscicultura, no momento de fazer a despesa e a comercialização já vai ser um custo a menos para o piscicultor também”, explicou o diretor técnico da ADS, Marinildo Colares.

 

Documentação – Para que o cadastro seja realizado, é necessário que os pescadores e piscicultores interessados em receber o gelo se dirijam até o local de inscrição levando originais e cópias dos seguintes documentos: RG e CPF; declaração do Idam comprovando atividade da entidade, seja ela Carteira de Produtor Rural, Carteira de Pescador ou Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP); e comprovante de residência, conforme os Anexos do edital.

 

Projeto de manejo salva pirarucu da extinção e traz de volta a pesca no AM  - 19/03/2021 - UOL ECOA

 

“Para que não ocorra nenhum imprevisto, é necessário que, no ato da inscrição, as pessoas que forem se cadastrar levem a documentação original e uma cópia”, informou o chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiro da ADS, Edson Luniere.

 

Mais informações – O serviço será fornecido durante um ano por meio da empresa Amazon Peixe Aquicultura Ltda, vencedora do Pregão Presencial nº 008/2020, realizado pela Comissão de Licitação da ADS. Além do fornecimento de gelo, a empresa vai prestar serviço de recepção, lavagem, embalagem, congelamento, estocagem e expedição de pescado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

As informações sobre o edital e o processo licitatório podem ser encontradas no site da ADS (http://www.ads.am.gov.br/acesso-a-informacao/).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.