24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
07/05/2022

Governo do Amazonas na Fronteira: Saúde participa de lançamento de plano de imunização e reestrutura CIEVS no município de Tabatinga

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Ministro da Saúde lança estratégia de vacinação neste sábado (07/05)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participam, neste sábado (07/05), do lançamento da Estratégia de Vacinação na Fronteira, do Ministério da Saúde, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), para ampliar a cobertura das vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. O evento ocorre no Porto do município e conta com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

 

A estratégia do Ministério da Saúde é voltada para cidades fronteiriças onde há um alto fluxo diário de pessoas entre outros países para o Brasil, e vice-versa, como é o caso de Tabatinga que integra a Tríplice Fronteira (Peru, Colômbia e Brasil). A estratégia é para evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis no território nacional.

 

A ação do Governo Federal conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Governo do Amazonas, por meio da SES-AM e da FVS-RCP, e da Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga.

 

Veja também

 

Secretaria de Estado de Saúde amplia acesso ao DIU em São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas

 

Polícia Civil prende indivíduo por tentativa de feminicídio e estupro de vulnerável no município de Manacapuru, interior do Amazonas

 

“Essa é uma região importante para ampliar a vacinação e monitorar as doenças que acometem a população na área de fronteira. A nova estratégia de imunização apresentada hoje, pelo ministro da saúde Marcelo Queiroga, vai reforçar as políticas já adotadas no Amazonas e terá todo o suporte do Governo do Amazonas em conjunto com os municípios”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

 

CIEVS de Fronteira – Durante o lançamento do plano de imunização, será oficializada a incorporação com reestruturação do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS de Fronteira) ao Laboratório de Fronteira (Lafron), coordenado pela FVS-RCP, instituição vinculada à SES-AM, segundo informa a diretora-presidente da fundação, Tatyana Amorim.

 

“As novas instalações do CIEVS de Fronteira estão no Lafron e vão abrigar a equipe para coletar e analisar as informações de emergências de saúde, fortalecendo a prevenção à saúde na região”, afirma Tatyana.

 

Monitoramento – Em Tabatinga, foi inaugurada, em 20 de abril, a Sala de Situação em Saúde do Alto Solimões para aprimorar o monitoramento de eventos de interesse de saúde pública na Tríplice Fronteira.

 

O monitoramento possibilita ampliar a sensibilidade do sistema de Vigilância em Saúde para eventos de interesse em saúde pública e promover a comunicação de risco, isto é, a divulgação rápida e eficaz de informações que apoiem a tomada de medidas de controle em emergências em saúde pública na região.

 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a notificação de eventos de relevância em saúde pública, por meio do CIEVS, e o monitoramento e análise sistemática, disponibilização de informações e análises por meio da Sala de Análise de Situação em Saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.