29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
23/06/2019

Governo do Amazonas reabastece escolas estaduais com 1,2 mil toneladas de merenda

Foto: Cleudilon Passarinho / Seduc-AM

Seduc-AM vai enviar itens para alimentação escolar tanto para capital quanto para o interior

 O Governo do Amazonas iniciou a distribuição da terceira remessa de itens alimentícios para compor a merenda escolar do ano letivo 2019. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) vai enviar cerca de 1,2 mil toneladas de alimentos para as escolas estaduais dos 62 municípios do estado, segundo o secretário de Estado de Educação, Luiz Castro.

 

Na última sexta-feira (21/06), Luiz Castro esteve na Central de Distribuição da Seduc-AM, onde acompanhou o embarque e organização para distribuição dos alimentos com a deputada estadual e presidente da Comissão Especial de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz.

 

Veja também 

 

Governo do Estado leva para Anamã balsa com uma mega-estação de tratamento de água

 

Escolas da Prefeitura de Manaus participam da Semana do Meio Ambiente da Ufam

 

Segundo o secretário Luiz Castro, o envio adiantado é uma estratégia logística da Seduc-AM, que já mantém a Central abastecida com 80% dos 39 itens que compõem a alimentação escolar. “Quando nós assumimos, os depósitos estavam pouco abastecidos. Tinha apenas 20% do que deveria ter. Fizemos uma força-tarefa, que inclui principalmente cobrar aos fornecedores aquilo que ficou acertado por contrato”, explicou à deputada.

 

Além de Manaus e dos municípios do entorno, a distribuição inclui as cidades localizadas nas oito calhas de rios do Amazonas. “Estamos testando uma nova forma de distribuição, que tem como objetivo diminuir a demora. Vamos aguardar os resultados para avaliar se houve melhora”, destacou Luiz Castro.

 

O trabalho é realizado pelo Departamento de Logística (Delog). As calhas do Purus e Juruá são as que têm os municípios mais distantes, podendo a viagem durar até 50 dias. As escolas de maior distância recebem recursos para fazer a compra direta dos itens em caso de atraso segundo o secretário adjunto executivo de Gestão da Seduc-AM, Rômulo Zurra. “Nossa meta é reduzir ao máximo o atraso, por isso já iniciamos o envio e estamos fazendo testes. Existem fatores externos que podem atrapalhar e estamos levando isso em consideração”, afirmou.

 

Comissão de Educação 

 

Para a deputada Therezinha Ruiz, que foi convidada pelo secretário Luiz Castro a fiscalizar e acompanhar o trabalho na Central de Distribuição, as melhorias no serviço são importantes para a rede pública estadual. “Enquanto presidente da Comissão de Educação, fico satisfeita com o que vi. As portas estão abertas para nós fazermos nosso trabalho de fiscalizar e o trabalho está sendo feito”, afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Therezinha afirmou que pretende retornar até a Central com o objetivo de acompanhar o trabalho mais de perto. “Nós queremos conhecer tudo o que está sendo feito pela secretaria para melhorar a qualidade do ensino. Nós sabemos que a merenda é fundamental para os estudantes, que muitas vezes só fazem a refeição que é dada na escola”, ressaltou a deputada.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.