25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
28/04/2020

Governo do Amazonas realiza testes rápidos de Covid-19 no sistema drive-thru, em profissionais de saúde

Foto: Divulgação

Testes devem ser agendados por meio do aplicativo Sasi

O Governo do Amazonas, por meio da parceria entre a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou, nesta terça-feira (28/04), a realização de testes rápidos de Covid-19 exclusivos para profissionais de saúde, mediante agendamento pelo aplicativo Sasi.

 

Os testes são feitos na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), zona sul de Manaus, no sistema drive-thru, que permite que o profissional permaneça dentro do veículo, minimizando o contato e descartando aglomerações.

 

Este é o segundo posto de testagem para profissionais de saúde implementado pelo Governo do Estado e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, durante, inicialmente, duas semanas.

 

Veja também 

 

Situação precária de garis em cemitério de Manaus é denunciada à ONU

 

Hospital de Combate ao Covid-19 supera a marca de 110 leitos ativos

A meta é realizar entre 250 e 300 testes por dia, sempre obedecendo ao agendamento prévio. No primeiro posto, que funciona há três semanas, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), já foram realizados cerca de 1.700 testes em profissionais como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

 

Para assegurar a eficácia do resultado, é recomendado que o teste seja feito em pessoas que estão sintomáticas. “É imprescindível que ele tenha pelo menos oito dias de início dos sintomas, para poder positivar ou não o teste, e a gente ter uma segurança de que o teste realmente está funcionando.

 

Ele é uma punção digital, uma furadinha no dedo, a pessoa faz a coleta e, em 20 minutos, sai o resultado. No final do dia, esse resultado vai para o aplicativo, e basta que o profissional de saúde que realizou o exame solicite, via aplicativo, no seu celular”, detalhou o farmacêutico bioquímico da FVS, Antônio Júnior, responsável técnico pela ação.


Ele frisa que o sistema resguarda a segurança biológica no momento da coleta. “A gente entende que o modo drive-thru é o mais seguro, porque não há o contato direto, tem a barreira física, que é o automóvel.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

E todos os profissionais estão paramentados para recebê-los”, destaca o farmacêutico, ressaltando que cada coleta é realizada em, no máximo, seis minutos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.