29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
05/10/2019

Governo exonera indigenista que chefiou megaexpedição de contato com índios isolados

Foto: Divulgação

O indigenista Bruno Pereira (ao centro) em missão realizada pela Funai

O coordenador-geral de Índios Isolados e de Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno Pereira, foi exonerado nesta sexta-feira (4) do cargo. O indigenista, chefe da maior expedição para contato com índios isolados dos últimos 20 anos, agora voltará a sua lotação de origem, nas bases da Amazônia.

 

Bruno Pereira permaneceu 14 meses na coordenação-geral da área considerada uma das mais técnicas da Funai. A exoneração foi publicada em portaria do "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (4). Nela, o secretario-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel de Souza, dispensa o coordenador das atividades.

 

Segundo informado ao blog por servidores do órgão, havia uma pressão de setores ruralistas ligados ao governo para que Bruno Pereira deixasse a coordenação de índios isolados.

 

Veja Também

Ministério Público apresenta denúncia por desvios do fundo eleitoral

 

Mesmo com indiciamento pela PF, governo vai manter ministro do Turismo no cargo

 

Procurado pelo blog, o indigenista não quis se manifestar. Em nota enviada ao blog, a Funai afirmou que a mudança é "natural" uma vez que houve renovação da presidência do órgão. Marcelo Augusto Xavier da Silva, tomou posse como presidente da Funai no fim de julho deste ano.

 

Ainda segundo a Funai, a partir da posse de Marcelo Augusto, "mudanças nos cargos de confiança estão sendo realizadas gradativamente" (veja a íntegra da nota ao final da reportagem).

 

Bruno Pereira é concursado desde 2010 e ocupava uma das áreas mais técnicas da Fundação devido ao seu profundo conhecimento sobre temas relacionados a índios isolados. Foram nove anos atuando nessa área específica. Oito anos atuando no Vale do Javari, além de outros 14 meses na sede da Funai, em Brasília.

 

Índios Isolados


Em março deste ano, o blog revelou detalhes da maior expedição que teve o objetivo de fazer contato com um grupo de índios isolados da região do Vale do Javari, no oeste do Amazonas.

 

A missão tinha como objetivo principal evitar conflitos entre os Korubo do Coari (isolados) e outra etnia indígena da região, os Matis (já contatados). Bruno foi responsável por todo planejamento estratégico da missão.

 

A Funai evitou ao máximo o contato com esses índios isolados seguindo a política da fundação consolidada a partir de 1987. Nesta época, se iniciou a ideia de "zero encontro", na tentativa de garantir, assim, a autonomia dos índios isolados.

 

A política é de nunca tomar a iniciativa de aproximação para preservar a decisão deles de se isolar. O órgão abriu uma exceção com o intuito de evitar o confronto entre os dois grupos indígenas, com histórico de violência entre eles.

 

No mês de maio, também sob a chefia de Bruno Pereira, uma equipe composta por servidores da Funai, índios e profissionais de saúde fez uma nova expedição para manter a relação e monitorar a saúde dos Korubo, atualmente no médio curso do rio Coari, na Terra Indígena Vale do Javari.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Nas últimas duas semanas, Bruno Pereira articulou de Brasília sua última ação, que desmantelou garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em parte do estado de Roraima. A operação abordou 30 focos de garimpo e retirou invasores.

 

Nota da Funai


Conforme artigo nº35 da Lei nº8.112/97, inciso I, a exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança é um ato discricionário da autoridade competente.

 

Ou seja, é algo natural quando há renovação da presidência dentro de órgãos públicos, e, muitas das vezes necessário para que novas diretrizes de gestão sejam implementadas.

 

A posse do senhor Marcelo Xavier, como presidente da Funai, deu-se há mais de dois meses, em 24 de julho último; assim sendo, as mudanças nos cargos de confiança estão sendo realizadas gradativamente.

 

Reiteramos, ainda, que todas as alterações observam a legislação e a regulamentação inerentes ao ato administrativo, prezando pela lisura e transparência ao cidadão.

 

Atenciosamente,

 

Assessoria de Comunicação da Presidência da Funai 

 

G1 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.