18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Concursos
17/12/2021

Governo lança editais do concurso da Polícia Civil do Amazonas, com 362 vagas

Foto: Divulgação

Vagas são para delegado, investigador, escrivão, perito, médico legista e odontolegista, além de cadastro de reserva

O Governo do Amazonas lançou, nesta sexta-feira (17/12), os editais do concurso público da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com 362 vagas. O certame é organizado pela Fundação Getulio Vargas e terá vagas para os cargos de delegado de polícia, investigador, escrivão, perito criminal, médico legista e odontolegista.

 

As provas objetiva e discursiva ocorrerão em abril de 2022. De acordo com a delegada-geral Emília Ferraz, o concurso é uma necessidade antiga do Estado e tem por objetivo reforçar a segurança da população, avançando com o programa Amazonas Mais Seguro.

 

“O governador Wilson Lima sempre manifestou o desejo de aumentar o efetivo da PC-AM, melhorando assim a segurança em todo o estado. E finalmente esse momento chegou. Estamos felizes em poder promover esse concurso que, certamente, será um dos mais concorridos da história”, comentou Emília Ferraz.

 

Veja também

 

Começam nesta quarta-feira as inscrições para os concursos da Polícia Militar do Amazonas e Corpo de Bombeiros

 

Concurso da Sefaz terá 220 vagas para níveis médio e superior

 

As vagas serão disponibilizadas por meio de dois editais, e as inscrições serão realizadas de 3 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022.

 

O Edital de Abertura n° 01/2021 – PCAM trata do concurso para o cargo de delegado de polícia. Ao todo, serão ofertadas 62 vagas. O Edital de Abertura n° 02/2021 – PCAM trata do concurso para escrivão, perito (legista, criminal e odontolegista) e investigador. Para perito criminal serão 27 vagas, para médico legista serão 8 vagas, e 3 vagas para odontolegista, além de 62 vagas para escrivão e 200 vagas para investigador.

 

No que diz respeito ao perito criminal, a concorrência será dividida em especialidades envolvendo os cursos de Farmácia, Engenharia Civil, Biologia, Contabilidade, Engenharia Mecânica, Química, Processamento de Dados, Veterinária, Física e Economia. Para médico legista, o curso exigido é Medicina, com ênfase em Clínica Geral.

 

Conforme o delegado Thyago Tenório, diretor da Assessoria Jurídica da PC-AM e presidente da Comissão Especial do Concurso Público, o certame para os cargos do Edital de Abertura n° 02/2021, ocorrerá no dia 3 de abril de 2022, sendo em um primeiro horário para os cargos de escrivão e perito, e em um segundo horário para investigador.

 

Provas – No dia 10 de abril, ocorrerá o certame do Edital de Abertura n° 01/2021, que trata do cargo de delegado. Neste dia, especificamente, na parte da manhã será aplicada a prova objetiva, e na parte da tarde, a dissertativa e peça prática.

 

“Os aprovados irão iniciar a academia em setembro de 2022 e ela terá duração de 90 dias, homologando-se o resultado final ainda em 2022, trazendo para os candidatos, além de clareza, objetividade e segurança, a certeza de que será um concurso em que passará o mais preparado em cada área”, adiantou ele.

 

As provas serão objetivas e dissertativas para todos os cargos, e, apenas para delegado, também peça prática. E serão realizadas em Manaus, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé. Demais fases ocorrerão exclusivamente em Manaus.

 

A comissão do certame também é formada pela chefe de gabinete da PC-AM, investigadora Akerna Marques Chagas Corado; pelo diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Alessandro de Oliveira Albino; pelo diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), delegado Rafael da Rocha Allemand; e pela perita Fernanda Costa de Jesus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Também conta com indicados por seus órgãos ou poderes, bem como Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), participam da organização o juiz Rafael Cró; o defensor público Maurílio Casas; e o advogado André Fernandes.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.