28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
04/04/2022

Governos do Amazonas e da Alemanha capacitam servidores que prestam assistência a famílias rurais no interior do estado

Foto: Kevyn Sousa/Idam

A capacitação é direcionada para os aprovados no concurso público do Idam, em 2019

O governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com o governo alemão, representado pela Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), iniciou nesta segunda-feira (04/04), o Curso de Formação de Agentes em Extensão Rural. A capacitação é direcionada para os servidores aprovados no concurso público do Idam, em 2019, e segue até sexta-feira (08/04).

 

O objetivo é formar agentes capazes de atender às necessidades dos agricultores familiares, considerando as questões socioeconômicas, culturais, étnicas e de gerações presentes na agricultura familiar.

 

Para o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches, a parceria com outros órgãos ligados ao setor primário é de extrema importância para ajudar a desenvolver o interior. “Só vamos conseguir atender essa missão se nós tivermos parceiros. Já estamos discutindo internamente a possibilidade de um encontro presencial com a equipe de servidores concursados, e já com a presença dos 71 do cadastro reserva que serão chamados ainda esse mês”, pontuou Tomás.

 

Veja também 

 

Governo do Estado entrega 150 kits de segurança para mototaxistas em Rio Preto da Eva

 

Adaf entrega renovação de registro a casa agropecuária em Nhamundá

Tomás destacou, ainda, os serviços de extensão rural realizados pelo Idam e a importância da presença do instituto nos 62 municípios do Amazonas, para se fazer presente e levar políticas públicas para os agricultores, pescadores, extrativistas e demais públicos assistidos pelo órgão. “A missão do Idam é melhorar a estrutura de produção das famílias rurais, oportunizando o acesso à tecnologia de produção, crédito rural e outras políticas de desenvolvimento rural sustentável”, disse.

 

O primeiro módulo da capacitação está sendo realizado de forma virtual e conta com a participação de 130 servidores da área técnica, entre profissionais de nível médio e superior. O curso terá duração de aproximadamente um ano, com uma grade de 11 módulos.

 

Na ocasião, serão discutidos temas que vão desde as questões estruturais e conjunturais do Idam, desenvolvimento rural e outras economias, abordagem participativa em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), território e territorialidades no contexto amazônico e desenvolvimento rural na Amazônia.

 

Participam da capacitação, com palestras sobre questão do desenvolvimento rural, o secretário de Produção Rural (Sepror) Petrucio de Magalhães Júnior; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga; representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP), Instituto Federal do Amazonas (Ifam – Manaus Zona Leste), Rede de Agroecologia do Norte; Associação dos Agricultores do Alto Urupadi, Rede Maniva, Consórcio dos Produtores Indígenas Sateré-Mawé, entre outros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Famílias rurais


Em 2021, o Idam assistiu 52.918 beneficiários (criadores, extrativistas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores, piscicultores, assentados da Reforma Agrária, jovens e mulheres rurais), onde 99% desse público está na categoria de agricultores familiares. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.