29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
03/04/2020

Gravidez e Covid-19: como fica o pré-natal da gestante durante a pandemia

Foto: Reprodução

Gravidez e Covid-19: como fica o pré-natal da gestante durante a pandemia

A pandemia que vem assolando o mundo inteiro tem provocado grandes dúvidas em várias pessoas, especialmente as gestantes.

 

Afinal de contas, as grávidas precisam fazer o acompanhamento do pré-natal. O acompanhamento é realizado com várias consultas e exames médicos ao longo do período.

 

A Febrasgo

 

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia divulgou várias recomendações que devem ser seguidas durante o período da pandemia do novo coronavírus.

 

Veja também

 

Coronavírus: ensaio newborn homenageia profissionais da saúde

 

Contágio em sauna na China aponta que Covid-19 resiste a alta umidade e calor

 

Vale ressaltar que é uma orientação geral para os ginecologistas obstetras e suas pacientes.

 

No entanto, é importante que cada paciente converse com o médico para saber a melhor conduta no momento. Conforme a orientação, os exames de pré-natal devem seguir normalmente a rotina e em todas as consultas o médico precisa verificar sintomas gripais ou se saber se a paciente teve contato com pessoas infectadas com a Covid-19.

 

É importante que as gestantes permaneçam o tempo essencial para a realização das consultas e exames a fim de evitar aglomerações desnecessárias na sala de espera. A entidade ressaltou ainda que não há indícios de que as gestantes façam parte do grupo de risco.

 

Caso a grávida seja infectada com a doença, os cuidados médicos são os mesmos seguidos do restante da população em geral. Contudo, é preciso observar sinais de um possível agravamento e monitorar a vitalidade fetal e realizar os exames obstétricos que ajudam numa melhor assistência.

 

A Febrasgo ainda falou sobre a questão do vírus afetar o bebê. A instituição disse que não existem evidências científicas de que a Covid-19 tenham algum impacto direto na formação da criança.

 

“Não há evidências de maior risco de aborto, feto morto, restrição do crescimento fetal ou que o vírus possa passar para o feto em desenvolvimento (transmissão vertical). Dois casos de possível transmissão vertical foram relatados, porém ainda não está claro se a transmissão ocorreu antes ou logo após o nascimento”, informou a entidade.

 

Até o momento tudo acaba sendo novidade, já que a enfermidade surgiu recentemente. O ideal é a grávida manter todos os cuidados essenciais para evitar a contaminação pelo vírus. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Foto: Reprodução

 

MdeMulher

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.