20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
20/02/2020

Grupo de idosos do Ceci participa do desfile de sábado (22/02), no Sambódromo

Foto: Divulgação

Na ocasião, os órgãos participantes vão aproveitar a folia momesca para trabalhar no sentido de fortalecer a rede de proteção ao idoso.

Trinta e cinco idosos do Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), situado no bairro Aparecida, zona sul, administrado pela Secretaria de Assistência Social (Seas), participam neste sábado (22/02), a partir das 17h, do desfile de Carnaval do Grupo da Terceira Idade, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

 

O bloco conta também com grupos de idosos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Conselho do Idoso, Delegacia do Idoso e outros órgãos que atuam com foco nesse grupo social.

 

Na ocasião, os órgãos participantes vão aproveitar a folia momesca para trabalhar no sentido de fortalecer a rede de proteção ao idoso. “A ideia é que os idosos participem do desfile de Carnaval, mas que seja apresentada a rede de proteção por todos os entes envolvidos nesse trabalho”, informou a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Francizelma Fonseca.

 

A dirigente do DPSB disse ainda que o objetivo é mostrar para a sociedade como um todo que essa rede de proteção existe, embora muitos não a conheçam, e onde encontrar.

 

Veja também 

 

Concurso de Fantasias Infantil levou centenas de pessoas ao Teatro Amazonas

 

Cadela Fiona da CIPCães da Polícia Militar ajuda nas buscas de criança desparecida na Zona Oeste de Manaus

 

“O idoso tem seus direitos resguardados, e isso é dever do Estado, da família; portanto, a ideia é demonstrar isso no Sambódromo, quando os órgãos vão lá para sensibilizar as famílias e o público em geral que qualquer tipo de agressão ao idoso é crime”, enfatizou.

 

 

Estatuto do Idoso – Instituído pela Lei 10.741, em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso visa a garantia dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (art. 1º). O texto legal enfoca e resguarda essa população com relação a questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso.

 

O estatuto busca o cumprimento de princípios e direitos fundamentais à vida humana. Entre eles, a garantia da dignidade humana, princípio consubstanciado na Constituição Federal em seu art. 1º, inciso III.

 

Fotos: Reprodução

 

O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando a essa população todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

 

As atividades desenvolvidas nos Centros de Convivência da Família e do Idoso, que são coordenados pela Seas, têm por objetivo estimular o protagonismo dos idosos por meio do Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir da realização de uma série de atividades, o idoso passa a desenvolver sua autonomia e exercer seu progonismo família e na comunidade em que vive.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

É este protagonismo que a Seas quer reforçar no desfile do sábado. A concentração dos idosos e demais secretarias estaduais vai acontecer às 16h, mas o desfile inicia às 17h no Sambódromo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.