16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
01/08/2019

Guedes apresenta a Bolsonaro modelo de privatização da Eletrobras nesta quinta

Foto: Nadia Sussman / Bloomberg

Projeto prevê redução da fatia da União a menos de 50%. Objetivo é enviar texto ao Congresso ainda em agosto

Os ministros da Economia, Paulo Guedes , e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, irão apresentar o modelo de privatização da Eletrobras ao presidente Jair Bolsonaro em reunião na manhã desta quinta-feira, no Palácio do Planalto.

 

O presidente da companhia, Wilson Ferreira Júnior, foi convidado oficialmente a participar das conversas.


Caberá a Bolsonaro bater o martelo sobre os detalhes do projeto. A intenção dos técnicos é encaminhar o texto ao Congresso Nacional ainda neste mês. Na noite dessa quarta-feira, o Bento Albuquerque enviou uma carta ao presidente da Eletrobras o convidando a participar da reunião.

 

Veja também 

 

Questão ambiental só importa 'aos veganos que comem só vegetais', diz Bolsonaro

Comissão especial deve votar relatório sobre Previdência até 3 de julho, diz Rodrigo Maia

 

Nela, Albuquerque lembra que “a efetivação e a definição das condições da desestatização da Eletrobras dependerão do envolvimento dos Poderes Executivo e Legislativo”. A privatização precisa passar pela análise de deputados e senadores porque a empresa foi excluída do Programa Nacional de Desestatização (PND). É necessário uma nova lei para incluir a empresa no programa.

 

Além disso, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a privatização de holdings , caso da Eletrobras, precisa passar pelo Congresso.

 

O modelo da privatização foi concluído entre os técnicos há duas semanas, mas a íntegra do texto é mantida em sigilo. O processo em análise é semelhante ao projeto encaminhado pelo governo do ex-presidente Michel Temer, no ano passado. Ele prevê uma capitalização da Eletrobras.

Uma das preocupações do governo é evitar que a Eletrobras vá para as mãos de apenas uma empresa , o que concentraria o mercado de eletricidade no país.

 

Com o lançamento das ações no mercado, a União abriria mão do controle da empresa, reduzindo sua participação de pouco mais de 60% para algo inferior a 50%.

 

O Orçamento deste ano conta com uma receita de R$ 12 bilhões que seria obtida com a venda da estatal de energia. O valor arrecadado, porém, pode ser ainda maior.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

O governo acelerou as definições sobre a privatização da estatal de energia após a aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara. A necessidade de dinheiro para liberar recursos no Orçamento e conseguir fechar as contas neste ano apressou as discussões nos ministérios, que contam com a desestatização também como parte da agenda pós-reforma.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.