20 de Abril de 2024 - Ano 10
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16/05/2021

Guia da Secom orienta influenciador digital a 'não falar mal do governo federal'. VEJA

Foto: Reprodução

Em pronunciamento na CPI da Covid, o ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten

Um guia elaborado pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do governo federal orienta um influenciador digital contratado sobre o que fazer e o que não fazer ao veicular mensagem de uma campanha. Entre as vedações, está "não falar mal do governo", "não falar de nada partidário ou político" e "não falar nada polêmico", além de "não postar fotos nem vídeos em aglomerações".

 

O documento da Secom intitulado "Guia Influenciador" foi usado como roteiro numa campanha em janeiro deste ano de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças e se dirigia aos influenciadores "PH Loures, Família Jeito Loko de Ser, Talita Ramos". O influenciador recebeu R$ 4 mil da Secom para divulgar um vídeo no seu canal no YouTube com orientações à população na campanha contra o mosquito.

 

Procurada pela coluna sobre a orientação de "não falar mal do governo", a Secom respondeu: "A Secretaria Especial de Comunicação informa que ações como essa consistem em uma prática publicitária, adotadas por todas as empresas, chamada de 'brand safety', que tem como objetivo garantir a segurança e proteção da marca anunciante, nesse contexto, o Governo Federal".

 

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Orientação da Secom do governo federal sobre mensagem difundida por influenciador contratado traz "do's" (pode, em inglês) e "don'ts" (não pode), incluindo "não falar mal do governo" - Reprodução - Reprodução

Foto: Reprodução

 

A coluna indagou se a mesma orientação era passada a outros influenciadores contratados pelo governo, mas a Secom não se manifestou sobre esse ponto.

 

O vídeo contratado pela Secom foi divulgado no dia 11 de janeiro no canal da "Família Jeito Loko de Ser" e teve 176 mil visualizações e 27 mil "likes" até este sábado (15). O canal da família tem 1,93 milhão de inscritos. A coluna tentou contato com os influenciadores, mas não teve sucesso.

 

Na justificativa para a contratação do influenciador, a Secom explicou que a "Família Jeito Loko de Ser é um perfil de uma família que divide sua rotina com seus seguidores. Com quase dois milhões de inscritos, faz muito sucesso no YouTube com seus vlogs diários".

 

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Outros dois influenciadores digitais foram contratados pela Secom para a campanha de combate ao Aedes aegypti: Dayanne Ribeiro, que tem 749 mil seguidores na sua página "Coisas de Nany" no Instagram, e o atleta Adonias Fonseca, com 281 mil seguidores na mesma rede social. De acordo com uma planilha de registro de pagamentos, cada um recebeu R$ 3 mil para veicular, em janeiro de 2021, uma mensagem de orientação à população sobre o combate ao mosquito nos seus perfis no Instagram.

 

Fonte: UOL

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