20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
05/05/2020

Higienizar as mãos: hábito pode salvar vidas

Foto: Reprodução

5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos

 Em meio a pandemia, onde a batalha de todos é contra um inimigo invisível – o novo coronavírus (Covid-19), nunca antes se destacou tanto um gesto simples: higienizar as mãos.

 

Agora, a importância do gesto de lavar as mãos também é sinônimo de saúde e consideração ao próximo. Para reforçar a importância desse ato que pode salvar vidas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 5 de maio como Dia Mundial de Higienização das Mãos.

 

A dermatologista do Hapvida Saúde, Laryssa Madeira, destaca que usamos as mãos praticamente para tudo que fazemos e a pele é um reservatório de diversos microorganismos. Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra.

 

Veja também

 

Tosse: tudo que você precisa saber sobre esse sintoma e quando se preocupar

 

4 sinais típicos de que seu o corpo pode ter parasitas dentro

 

“As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de vírus e bactérias. Há ainda os que preferem borrifar álcool comum nas mãos, isso não é recomendado, pois pode causar microfissuras, facilitando a colonização por vírus e bactérias. As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois possuem emolientes e concentração média de 70% de álcool, o que é ideal para a ação bactericida, e lembrar de sempre hidratar as mãos após o uso do álcool em gel", explica Laryssa.

 

De acordo com especialistas, lavar as mãos com água e sabão de forma adequada e sempre que tenha tido contato com possíveis locais de contaminação, como maçanetas de locais públicos, corrimãos, banheiros públicos, é uma medida de prevenção e combate para evitar que esse vírus faça mais vítimas ao redor do mundo. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, conjuntivites, hepatite A, infecções respiratórias e relacionadas aos serviços de saúde.

 

Combate ao coronavírus

 

Segundo a dermatologista, a melhor maneira de se proteger e proteger os outros contra o coronavírus é manter a higiene. “Conforme recomendação, a forma mais eficaz é a higienização das mãos, evitar locais públicos de grandes conglomerados, evitar contato com pessoas que possam ter os sintomas e evitar viagens ao exterior. Lembrando que lavar as mãos também é uma forma de prevenção para todas as síndromes gripais, como o vírus H1N1”, destaca a especialista do Hapvida.

 

Para auxiliar nesse processo de prevenção, a dermatologista explica um passo a passo de como lavar as mãos de forma eficaz. Os 40 a 60 segundos que devemos dedicar a este momento pode salvar várias vidas.

 

1 – Umedecer as mãos;


2 – Colocar uma porção generosa de sabão líquido;


3 – Friccionar as palmas das mãos, espalhando bem o sabão;


4 – Fazer a higienização do dorso das mãos passando entre os dedos, seguindo com a higienização do polegar, fazer um movimento rotatório na parte interna das mãos e por fim os pulsos;


5 – No momento de enxaguar, deixar a água escorrer das pontas dos dedos em direção aos pulsos;


6 – Para finalizar a higienização, seque as mãos com a toalha de papel, pois somente assim estará protegido;


7 – Se estiver em local público, lembrar de utilizar também um papel toalha para desligar a torneira e pegar na maçaneta da porta.

 

Além de higienizar as mãos, o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas: Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O coronavírus é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre, dor no corpo, perda do olfato e paladar e, em casos mais graves, falta de ar e pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência, usar máscaras, evitar tocar no rosto e evitar lugares que possam ter aglomerações.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.