17 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
18/05/2022

Hora que você janta pode aumentar risco de AVC, diz estudo

Foto: Reprodução

Pesquisadores japoneses descobriram que comer cada dia em um horário pode interferir no ciclo circadiano e aumenta estresse oxidativo

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Nutrients, a hora que você janta pode estar relacionada às chances de ter um derrame. O levantamento foi feito por cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, e da Universidade de Minia, no Egito.

 

Os participantes foram divididos em três grupos: os que jantavam cedo, antes das 20h, os que comem tarde, depois desse horário, e os irregulares, que se alimentam cada dia em um horário. Fizeram parte do estudo 28 mil homens e 43 mil mulheres, todos com idades entre 40 e 79 anos. As informações de saúde e hábitos de vida deles foram acompanhadas por 19 anos.

 

Segundo os pesquisadores, as pessoas que comem sem hora fixa têm mais chance de morrer por AVC hemorrágico, quando um vaso sanguíneo estoura dentro do cérebro e causa hemorragia no crânio, do que as que jantam cedo.

 

Veja também

 

Estresse pode causar infarto e AVC em pessoas jovens. ENTENDA

 

Dieta restritiva pode levar a ataque cardíaco e AVC; entenda como cortar alimentos pode até parar o coração

 

Pessoas acima do peso e que se alimentam em horários irregulares são ainda mais propensas a desenvolver outros tipos de AVC, doença coronária ou outras condições cardiovasculares.

 

“Um horário de jantar irregular está associado a maior gordura e Índice de Massa Corporal (IMC), e comer em horários irregulares pode ser associado ao aumento do estresse oxidativo”, justificam os pesquisadores. Eles explicam ainda que comer cada dia em um horário acaba atrapalhando o ciclo circadiano.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A pesquisa é observacional, o que significa dizer que não foi encontrada relação direta de causa e efeito entre o horário do jantar e a ocorrência de derrame, mas as informações servem de base para estudos futuros que investiguem melhor o assunto. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.