19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
06/04/2021

Hospitais do Amazonas participam de encontro com Sírio-Libanês sobre cuidados paliativos

Foto: Laís Pompeu/FCecon

Unidades de saúde do Governo do Amazonas participaram, na tarde de segunda-feira (05/04), de um encontro virtual sobre Cuidados Paliativos organizado pelo Hospital Sírio-Libanês, considerado um dos maiores do Brasil. O objetivo foi mostrar aos gestores das unidades o funcionamento e importância deste tipo de medicina, que está associada ao cuidado a pessoas com quadros de incurabilidade.

 

Participaram do encontro gestores e profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), de prontos-socorros e de unidades de pronto atendimento da capital, além de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pelo gerenciamento dos hospitais universitários.

 

Cuidados Paliativos – Este tipo de medicina trata pacientes com quadros de incurabilidade e doenças que ameaçam a vida. A assistência, no entanto, não se baseia apenas em questões clínicas, mas também espirituais, sociais, emocionais e psicológicas, tanto do paciente quanto da sua família.

 

Veja também 

 

Gestão David Almeida retoma atendimento psicológico presencial na rede municipal a partir desta segunda-fei

 

AÇÃO SOLIDÁRIA: ‘PORTAL DO ZACARIAS’ doa neste sábado mil refeições para moradores de rua e mais mil para cães e gatos abandonados. VEJA REPORTAGEM AO VIVO

A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, destacou a reestruturação do programa “Melhor em Casa”. “A reestruturação do programa, junto com a atuação das secretarias de Estado de Assistência Social e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, irá fortalecer o atendimento e a desospitalização de pacientes”, disse Melo.

 

Para a secretária, os encontros virtuais sobre cuidados paliativos trarão benefícios, especialmente no reforço à saúde mental dos profissionais de saúde, que são importantes na prática deste tipo de medicina.

 

Oncologia – A Fundação Cecon é a unidade do Amazonas mais antiga a oferecer o serviço de cuidados paliativos, tendo atuação pioneira. Presente na instituição desde 1997, o Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) oferta enfermaria, Ambulatório de Dor, Ambulatório Pós-Luto e atendimento domiciliar.

 

Esse acompanhamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, com médicos anestesistas, clínico geral, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, fisioterapeuta e capelã.

 

A equipe trata dos sintomas desconfortantes que a doença avançada traz, como a dor, dificuldade para respirar, fadiga, falta de apetite e as questões psicológicas e espirituais, que são importante componente no controle dos demais sintomas.

 

O diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, participou da reunião virtual e destacou a importância do serviço. “O encontro foi muito produtivo para que a rede tenha um amplo conhecimento do que são os Cuidados Paliativos e da sua importância aos pacientes e familiares, algo que trabalhamos fortemente na nossa Fundação há mais de 20 anos, com atendimento humanizado e de qualidade”, afirmou.

 

A gerente do STDCP/FCecon, anestesiologista e paliativista Mirlane Cardoso, que implantou o serviço na Fundação, também participou do encontro virtual.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Reuniões – A expectativa é realizar novos encontros virtuais para a continuação da discussão sobre cuidados paliativos entre o Hospital Sírio-Libanês e as unidades públicas de saúde do Estado. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.