19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
09/03/2020

I Simpósio de Ginecologia da FCecon acontece nesta segunda-feira, 09/03

Foto: Divulgação

A Colpocitologia em meio líquido será abordada pelo médico do Hospital de Amor de Barretos (SP), Júlio César Possati Resende, na mesa-redonda

A adoção da Colpocitologia em meio líquido no rastreio de lesões precursoras do câncer de colo de útero será um dos assuntos do I Simpósio de Ginecologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que acontece nesta segunda-feira (09/03), das 7h às 16h30, no auditório da unidade hospitalar, 3º andar, localizado na rua Francisco Orellana, 215, bairro Planalto, zona centro-oeste.

 

A Colpocitologia em meio líquido será abordada pelo médico do Hospital de Amor de Barretos (SP), Júlio César Possati Resende, na mesa-redonda “Programa de Rastreamento organizado de câncer cervical e resultados do Hospital de Amor”, que terá como mediadora a presidente da Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (Assago), Sigrid Cardoso.

 

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Resende explica que o Hospital de Amor adota o método desde o ano de 2010 pelas vantagens associadas, por exemplo: menores índices de amostras insatisfatórias, possibilidade de aumento na produtividade com técnicas de automação da leitura, possibilidade de testes moleculares associados em uma mesma amostra, dentre outras.

 

Veja também 

 

Força-Tarefa do governo mantém assistência às famílias que permanecem no Monte Horebe

 

Moradores da invasão Monte Horebe fecham a AvenidaTorquato Tapajós em manifestação contra reintegração de posse. VEJA VÍDEO

 

Contudo, segundo o médico especialista, não há consenso na literatura em relação ao melhor desempenho da citologia em meio líquido, quando comparado a citologia convencional (Papanicolau) na detecção de lesões precursoras de câncer de colo de útero.

 

 

“Todavia, na experiência do Hospital de Câncer de Barretos, relatada em diversas publicações, verificaram-se maiores índices de diagnóstico de atípicas cervicais quando se empregou na nossa casuística a citologia em meio líquido”, afirma.

 

Prevenção – A realização do Preventivo em meio líquido, paralelamente ao teste de Papilomavírus Humano (HPV) de alto risco, tem ajudado na prevenção desse tipo de câncer, de acordo com o médico especialista.

 

Foto: Reprodução

 

Ele afirma que a associação de testes para o rastreio de lesões precursoras de câncer tem demonstrado excelentes resultados na detecção de NIC2+ (grau de evolução da doença). “Ao se adotar modelos que utilizam os dois testes, paralelamente, verifica-se ainda maiores taxas de sensibilidade”, destaca.

 

Rastreamento – De acordo com o médico, para critérios de rastreamento populacional de câncer de câncer de colo de útero, a idade indicada para a realização do teste de HPV de alto risco seria a partir dos 30 anos. Segundo ele, abaixo dos 30 anos há perda da especificidade do método pela alta prevalência de infecções transitórias e corre-se o risco de diagnósticos equivocados e tratamentos desnecessários.

 

Simpósio – Com o tema “Simpósio de Ginecologia: como modificar a história do câncer de colo uterino no Amazonas”, o encontro colocará em pauta temas voltados à regionalização da saúde da mulher, além de contar com a presença de médicos especialistas com experiências em protocolos na prevenção desse tipo de câncer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Na ocasião, propostas para a abordagem regionalizada e interiorização das prevenções primária (vacina), secundária (preventivo) e terciária (conização do colo uterino) serão apresentadas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.