28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
25/04/2022

Idam faz cadastramento de pescadores artesanais da zona rural de Manaus para emissão de cartão do produtor

Foto: Nailson Castro/Idam

Cerca de 80 famílias rurais foram atendidas na ação

Pescadores artesanais da zona rural de Manaus, que buscam nos rios a alimentação diária, receberam ações do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) para emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP). A atividade aconteceu nas comunidades São Sebastião e Agrovila e contou com a participação de 80 famílias rurais.

 

O direito que beneficia famílias rurais de todas as regiões do Amazonas surgiu após inúmeros pedidos do setor pesqueiro, e já vem sendo executado pelo Idam. As exigências para inserção de pescadores e aquicultores ao benefício constam na Portaria Normativa nº 001/2020 que define critérios para a classificação das atividades.

 

Pessoas que pescam em pequena escala, para a própria sobrevivência, passaram a ter os mesmos direitos e garantias que os agricultores, como a isenção de alguns impostos, descontos nas compras de insumos, máquinas e equipamentos, além de permitir ao pescador a comprovação do exercício da atividade.

 

Veja também

 

Prefeitura intensifica preparação dos cemitérios para o Dia das Mães

 

Prefeito David Almeida entrega recuperação da área de erosão no Mauazinho na próxima semana

 

“A inclusão dos pescadores artesanais no Cartão do Produtor Primário é um reconhecimento do Governo do Amazonas que ao longo dos anos vai garantir muitos benefícios às famílias. Benefícios esses que vão desde a compra de insumos essenciais para desenvolvimento da atividade até a participação em programas de comercialização da produção”, enfatizou o engenheiro de pesca e gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges

 

A pescadora Omaira Xavier, de 55 anos, moradora da Comunidade São Sebastião há 15 anos, destacou a importância do cartão do produtor. “Com esse cartão temos como comprovar nossa profissão, temos mais segurança em tudo para continuarmos morando onde amamos, que é aqui. Só tenho a agradecer”, comemorou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Diferente da vizinha Omaira, Paulo Souza nasceu na comunidade e aos 55 anos sobrevive como agricultor familiar e agora terá acesso ao benefício como pescador artesanal. “Agora vou poder comprar materiais a preços menores e assim ganhar um pouco mais com a pesca”, disse Paulo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.