28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
13/03/2020

Idoso passa mal em cruzeiro, e navio com centenas de pessoas atracado no Recife é isolado por suspeita de coronavírus

Foto: Divulgação

Navio de cruzeiro de bandeira bahamenha

Um passageiro passou mal a bordo de um cruzeiro, durante o desembarque no Porto do Recife, e, por causa de suspeita de transmissão do Sars-cov-2, o novo coronavírus, o navio foi isolado, nesta quinta-feira (12).

 

O paciente, de 78 anos, é natural do Canadá e não teve o nome divulgado. O navio fica retido na capital até, pelo menos, o resultado do exame feito nele (veja vídeo acima).



Ele foi inicialmente diagnosticado com sinais de infarto, mas, ao ser atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), foram verificados sintomas semelhantes à Covid-19, doença causada pelo novo vírus.

 

Veja também 

 

Coronavírus: governo antecipa metade do 13º de aposentados e suspende prova de vida do INSS

 

Ministério da Saúde pede ajuda a hospitais privados para lidar com coronavírus

 

O paciente, que seguiu para o Hospital Português, na área a central do Recife, apresentava febre, tosse e dificuldade para respirar.

 

Dois primeiros casos de coronavírus são confirmados em Pernambuco pela Secretaria de Saúde


Também nesta quinta-feira (12), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou os dois primeiros casos de coronavírus em Pernambuco. Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia mundial de Covid-19 (veja vídeo acima)

 

A pasta informou que o navio, que tem bandeira bahamenha, atracou no Recife na manhã desta quinta, depois de sair de Salvador (BA). A bordo, estão 318 passageiros e 291 tripulantes. Todos, segundo o governo estadual, permanecerão em suas cabines.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi acionada para suspender, de imediato, o desembarque dos passageiros e solicitar às agências de turismo o retorno para o navio de todos aqueles que já tinham saído. Uma equipe da SES também foi deslocada para auxiliar na investigação.

 

O cais em que o navio atracou também foi isolado pelo Porto do Recife. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, também foi proibido que o lixo da embarcação fosse descarregado.

 

O navio, segundo o Porto do Recife, deixaria o porto às 23h. Agora, segundo a Anvisa, o navio fica retido até sair o resultado do exame do idoso atendido. Só assim a situação poderá ser reavaliada.


Protocolo


De acordo com a SES, antes de um navio atracar, deve ser emitida uma "declaração de saúde", por meio da qual a Anvisa tem acesso a casos atípicos como febre ou diarreia a bordo.

 

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Foto: Reprodução

 

Após isso, os passageiros podem desembarcar. O relatório também é disponibilizado pelo comandante do navio aos órgãos anuentes, como Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal, cerca de 24 horas antes do horário previsto de chegada da embarcação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Em um caso suspeito, o comandante do navio deve providenciar a lista de viajantes com identificação de função, cabine, possíveis contatos a bordo, escalas e conexões.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.