25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
24/05/2022

iFood inova ao antecipar compensação de CO2 das operações de delivery

Foto: Reprodução

Desde julho de 2021, empresa se tornou neutra na emissão do gás poluente com a compra de crédito de carbono, modais limpos e plantio de mudas de árvore

Estar atento às necessidades ambientais é uma das frentes do programa iFood Regenera. Além da redução dos resíduos plásticos, a foodtech tem aliado esforços para minimizar os impactos em relação ao agravamento do efeito estufa. Desde julho de 2021, a empresa se tornou neutra na emissão de CO2 dentro das operações de delivery. Ou seja, quando o pedido chega ao cliente, o gás emitido durante o trajeto já foi compensado.

 

Normalmente, o processo é inverso. As empresas esperam fechar o balanço do ano para compensar no ano seguinte. Com o pensamento mais à frente, a foodtech desenvolveu um inventário que calcula as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) antecipadamente. Dessa forma, o iFood estima com mais precisão quanto de CO2 é emitido em cada entrega antes mesmo do pedido ser feito.

 

Para neutralizar a emissão do gás carbônico, o iFood atua em três frentes: compra de créditos de carbono, plantio de mudas de árvore para reflorestamento e incentivo de modais limpos como bicicleta convencional e elétrica, moto elétrica, patinete, drone e robô. A meta é ter 50% dos pedidos entregues em modais não poluentes até 2025.

 

Veja também

 

Sema abre chamamento público para instituições executoras de serviços ambientais

 

Idam capacita extensionistas de 21 municípios do Amazonas em Manejo Florestal

 

“Estamos promovendo soluções transformadoras que revertam os impactos socioambientais típicos de uma operação de delivery. Queremos devolver para o meio ambiente mais do que consumimos dele.”

 

Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood

 

Em 2021, as compras de crédito de carbono para neutralizar as entregas de delivery pelo iFood foram direcionadas a projetos de preservação da Amazônia. Neste ano, a empresa investiu em projetos de incentivo à energia renovável.

 

AÇÕES NO APLICATIVO

 

Com o objetivo de envolver e conscientizar os clientes em relação à compensação de CO2, o iFood tem sinalizado dentro do aplicativo as ações que compõem essa frente. No momento em que o pedido é feito na plataforma, o iFood informa ao consumidor que aquela entrega já foi compensada. Além disso, é possível saber se o entregador está utilizando modais limpos e se o restaurante tem boas práticas em relação ao meio ambiente através do selo de sustentabilidade.

 

No aplicativo também tem a seção de doação, em que o cliente pode doar uma quantia que será direcionada às ações de plantio de mudas na Mata Atlântica. “Essas ações garantem que o mundo tenha mais florestas e áreas verdes no futuro e, com isso, possamos conter o avanço das mudanças climáticas”, aponta Alexandre Lima, gerente de Sustentabilidade do iFood.

 

RESTAURAÇÃO FLORESTAL

 

De acordo com levantamento do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o Brasil é o 5º país com maior emissão de gás carbônico do mundo, representando 3,2% das emissões globais. Em 2020, foram 2,16 bilhões de toneladas de gases poluentes gerados no território brasileiro. Um crescimento de 9,5% em relação a 2019, quando foi emitido 1,97 bilhão de CO2.

 

Segundo o estudo, esse é o maior nível de emissão do país desde 2006. Para a SEEG, a alta é impulsionada pelo desmatamento, principalmente, da Amazônia. Com o intuito de ajudar a reverter essa situação, o iFood tem investido em ações de regeneração e restauração florestal, em parceria com a SOS Mata Atlântica.

 

Em março de 2022, a empresa iniciou o plantio de 30 mil mudas de árvores na área do Instituto Raquel Machado, em Porto Feliz, interior de São Paulo. O local acolhe animais silvestres vítimas de tráfico e maus-tratos. Head de Sustentabilidade do iFood, André Borges explica que a cidade foi escolhida por estar em uma região que historicamente sofre com a falta de água.

 

“Dessa forma, vamos auxiliar na recuperação da mata das margens dos rios para, assim, melhorar a condição do ciclo hídrico da região”, afirma Borges. A cidade de Marabá Paulista (SP), também recebeu a ação da empresa. No início de maio, foram plantados mais de 20 mil mudas de árvores na região.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Com o plantio de 50 mil mudas nativas da Mata Atlântica, que representa uma área similar a de 20 campos de futebol, a foodtech proporcionará um recurso capaz de retirar até 8.300 toneladas de CO2 da atmosfera em 20 anos — equivalente a 28 milhões de entregas no delivery.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.