25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
08/06/2021

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a embaixada, Crivella não pode deixar país por decisão da Justiça

Foto: Reprodução

Marcelo Crivella já é réu por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a embaixada do Brasil na África do Sul, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) está proibido de deixar o país. Isso porque ele teve seu passaporte apreendido em fevereiro, após decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que revogou sua prisão domiciliar.

 

A escolha de Crivella para embaixador acontece em meio à pressão de líderes religiosos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Há meses, eles enfrentam problemas no continente africano, especialmente em Angola, que tem denunciado pastores brasileiros sob suspeita de lavagem de dinheiro.

 

A indicação, porém, ainda depende de aprovação do Senado, independentemente de uma possível resposta positiva da África do Sul.

 

Veja também

 

Bolsonaro convida Crivella para cargo de embaixador do Brasil na África do Sul

 

Crivella chega a MG para acompanhar velório da mãe

 

Crivella é acusado de ter comandado um suposto esquema de pagamentos a credores da prefeitura do Rio em troca de propina. Na denúncia apresentada à Justiça, o MP (Ministério Público) estadual apontou que o "QG da propina", como ficou conhecido, arrecadou mais de R$ 53 milhões em depósitos feitos de modo pulverizado para mais de 20 empresas de fachada, em nome de laranjas, criadas pelo grupo de Crivella.

 

As investigações começaram a partir da delação do doleiro Sérgio Mizrahy, que relatou como funcionava o "QG da propina". No suposto esquema, Rafael Alves, que não era nomeado mas despachava na prefeitura, aliciava empresas que queriam firmar contratos com o governo ou precisavam receber restos a pagar por serviços prestados. Para furar a fila, elas pagavam de 3% a 5% — em propina — sobre os valores.

 

O ex-prefeito chegou a ser preso em 22 de dezembro de 2020, após operação conjunta do MP-RJ e da Polícia Civil, mas passou apenas uma noite na cadeia. No mesmo dia, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) substituiu a prisão preventiva por domiciliar.

 

Mesmo que agora esteja livre da prisão — e, consequentemente, do uso de tornozeleira eletrônica —, Crivella não pode deixar o Brasil, nem manter contato com os demais investigados na ação. O ex-prefeito também deve comparecer periodicamente em juízo para informar e justificar atividades, segundo definido por Gilmar Mendes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  
 

Neste processo, que corre na Justiça Eleitoral, Crivella já é réu por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

Fonte: UOL

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.