28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
05/01/2021

Indonésia iniciará vacinação com a CoronaVac no dia 13

Foto: Divulgação

Presidente Joko Widodo será o 1º a receber dose do imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac. País é o mais atingido pelo coronavírus no sudeste asiático.

A Indonésia anunciou nesta terça-feira (5) que iniciará a imunização contra a Covid-19 com a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, no dia 13.

 

O ministro da Saúde, Budi Gunadi Sadikin, afirmou que o presidente do país, Joko Widodo, será o primeiro cidadão que receberá a dose da vacina.

 

Quarto país mais populoso do mundo, com mais de 265 milhões de habitantes, a Indonésia é o mais atingido pela pandemia no sudeste asiático. São 22 mil mortes e 772 mil casos confirmados, segundo a Universidade Johns Hopkins.

 

Veja também 

 

Por 'risco de suicídio', justiça britânica nega extradição de Assange aos EUA

 

Irã intensifica os planos nucleares enquanto tensões aumentam

 

A Indonésia já recebeu 3 milhões de doses da CoronaVac e tem acordo também com as farmacêuticas Pfizer/BioNTech e a AstraZeneca, que desenvolve um imunizante em parceria com a Universidade de Oxford. Ao todo, o país garantiu 329 milhões de doses de vacinas.

 

Além da Indonésia, quatro países preveem usar a CoronaVac: Chile, China, Turquia e Brasil, onde a vacina é testada em parceria com o Instituto Butantan.

 

O governo de São Paulo anunciou no fim de dezembro que o imunizante é eficaz, mas adiou a divulgação dos resultados da terceira fase de testes.

 

Já a Turquia afirmou que a CoronaVac tem eficácia de 91,25% contra o coronavírus.

 

Estratégia polêmica


O governo indonésio anunciou uma estratégia de imunização que recebeu críticas da comunidade científica internacional. Em vez de priorizar idosos, profissionais de saúde e pacientes de grupos de risco, o país decidiu iniciar a vacinação em pessoas de 18 a 59 anos.

 

O objetivo é impedir a disseminação do vírus pelo grupo que tem mais mobilidade e, segundo o governo, está mais exposto à contaminação. As autoridades de saúde alegam ainda que essa faixa etária também apresenta o maior número de pacientes assintomáticos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A Indonésia vai na contramão das dezenas de países que começaram suas campanhas de vacinação e preferiram proteger o público mais vulnerável.


Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.