28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
26/08/2021

Invasão ao Cristo Redentor: franceses se esconderam na floresta e arrebentaram cadeados para subir em monumento

Foto: Agência O Globo

O Cristo Redentor, visto do alto da Ladeira dos Tabajaras, em Botafogo

Para invadir o Cristo Redentor e acompanhar o nascer do sol no alto do monumento, os franceses Clément Dumais, de 28 anos, e Paul Roux-dit-Buisson, de 27, cumpriram um meticuloso planejamento que começou na tarde do dia anterior.

 

A dupla precisou se esconder na floresta e arrombar cadeados para escalar a estátua de 38 metros de altura. Os aventureiros foram presos em flagrante, na madrugada da última segunda-feira, e liberados após pagamento de fiança.

 

A ação começou por volta das 14h de terça-feira, quando os franceses acessaram o ponto turístico utilizando o Trem do Corcovado, após embarcarem no Cosme Velho. Já aos pés do Cristo, eles rodaram um pouco pelo local e depois se esconderam na mata para aguardar o encerramento do horário de visitas.

 

Veja também

 

Bolsonaro cria projeto para crédito a micro e pequenas empresas

 

USP participará de rede global para encontrar a cura do HIV

 

Quando o espaço fechou as portas para o público, eles deram início à próxima etapa do plano. Arrebentaram os cadeados da porta que dá acesso ao interior da estátua e utilizaram um andaime para subir até o meio do monumento. Passaram a noite de domingo dormindo no interior da estátua e acordaram antes do sol nascer, a tempo de subir no braço do Cristo para fazer imagens da alvorada.

 

Ao aparecerem no alto da estátua, foram flagrados por Militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), os franceses foram detidos e conduzidos à Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), onde foram indiciados por dano ao patrimônio público e também foram enquadrados no artigo 65 da lei ambiental, que prevê detenção e pena de três meses a um ano, além de multa para quem "pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano".

 

Os dois foram liberados mediante pagamento de fiança de R$ 5 mil para cada um. Posteriormente, no entanto, deverão se apresentar à Justiça. Todo o trâmite foi acompanhado de perto pelo o cônsul da frança no Rio, o diplomata Jean-Paul Guihaumé.

 

A delegada Patrícia da Costa Araújo de Alemany, titular da Deat, classificou a atitude dos franceses como "inadmissível".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

— Eles são criminosos e foram punidos por essa atitude inadmissível — afirmou.

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.