24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
30/03/2020

Isolamento em uma cidade pode retardar em até 75 dias chegada do vírus em outras

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Comércio de rua do Rio de Janeiro fechado durante período de isolamento social

 Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que quanto maior for a adesão de políticas de isolamento social por municípios brasileiros onde há casos de Covid-19, maior é o intervalo de tempo para a doença chegar em outras cidades, que podem se preparar para lidar com o coronavírus. O intervalo de tempo pode variar entre 10 e 75 dias, dependendo do grau de isolamento

 

Quando o isolamento é leve, sem a redução do contato social e com a permanência de transportes intermunicipais, o Covid-19 demora em média 10 dias para chegar a outra cidade.

 

Mas quando a adesão à quarentena é alta, com até 32% de isolamento dos habitantes em suas moradias e 80% da interrupção da circulação entre municípios, pode demorar até 75 dias para o coronavírus infectar um novo município.

 

Veja também

 

Amazonas tem 140 pessoas infectadas pelo novo coronavírus; 21 estão internadas

 

Coronavírus: saiba quais são os 4 pilares para manter a imunidade em dia

 

O estudo


A análise foi feito pelo pesquisador Marcelo Gomes, do Programa de pós-doutorado em computação científica da Fiocruz. Ele cruzou dados do IBGE de origem e destino de passageiros de avião e de deslocamentos pendulares (pessoas que trabalham em uma cidade e moram em outra).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O estudo analisou a vulnerabilidade das microrregiões brasileiras à chegada do novo coronavírus. Gomes afirma que a primeira onda de disseminação da doença, que começou em São Paulo e no Rio de Janeiro e levou o vírus para outras capitais e centros urbanos, já ocorreu. Contudo, ele explica que é possível tornar a segunda onde de transmissão do Covid-10 mais lenta por meio do isolamento.

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.