19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
30/07/2019

Já deu um 'pulo' violento enquanto pegava no sono e teve a sensação de estar caindo? Saiba o que realmente significa isso

Foto: Reprodução

sensação de que caímos quando estamos na cama é o fenômeno conhecido como "choque hipnótico"

A sensação de queda é um fenômeno conhecido como choque hipnótico e pode ser acompanhado por uma alucinação visual. Deve ser um dos momentos mais relaxantes do dia.

 

Nós nos deitamos, ficamos confortáveis e aquecidos, começamos a sentir como nosso cérebro desacelera ... e, de repente, experimentamos a sensação perturbadora de que estamos caindo. É como se alguém calculou mal o número de degraus abaixo da escada e deixasse a perna no ar um pouco mais do que o esperado. Não é agradável.

 

Essa sensação de que caímos quando estamos na cama é o fenômeno conhecido como "choque hipnótico" e pode ser acompanhado por uma alucinação visual.

 

Veja também

 

Mulher traída se vinga do namorado em sua festa de aniversário. VEJA VÍDEO


Descoberta uma nova espécie raríssima de tubarão capaz de brilhar no escuro. VEJA FOTOS

 

Então o que é?

 

 

O choque hipnótico ocorre quando os músculos, geralmente das pernas (embora possam ser observados por todo o corpo), se contraem rapidamente involuntariamente, quase como um solavanco ou um espasmo. Embora as razões para isso não sejam exatamente conhecidas, esse despertar repentino nos permite assistir ao nosso ambiente pela última vez, nos dá a oportunidade de ter certeza de que é realmente seguro dormir, criando uma resposta semelhante a um começo.

 

Afinal, é possível que tenhamos adormecido involuntariamente em um lugar perigoso. Em qualquer caso, embora na maioria dos casos seja um fenômeno normal e natural, o choque hipnótico pode ser uma experiência desconcertante ou assustadora. Em casos extremos - seja por freqüência ou pela velocidade e violência de sacudida- pode mantê-lo acordado, impedindo-o de entrar em um processo normal de início do sono, e causando muito tempo - forma prazo da insônia conciliação.

 

Como o choque hipnótico está relacionado com a atividade motora, é provável que tudo que mantém nosso sistema motor ativo a noite aumente as chances de experiencia-lo, e possivelmente também mais intensamente.

 

Fotos: Reprodução

 

Assim, a cafeína (e outros estimulantes) ou o exercício intenso no final do dia e os altos níveis de estresse e ansiedade à noite estão associados a uma maior probabilidade de choque hipnótico e, portanto, devem ser evitados no ambiente. tanto quanto possível. Outras razões podem ser cansaço excessivo, privação de sono ou horários irregulares de sono. Neste caso, é importante manter um padrão regular de sono / vigília.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

A principal coisa a esse respeito é considerar se o choque hipnótico causa problemas para você ou para a pessoa com quem você compartilha uma cama. Se assim for, você deve ver um especialista em sono. A dificuldade é que existem várias doenças, tais como apneia do sono , que produzem sintomas semelhantes a essa experiência.

 

Ninguém Sabia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.