28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
18/10/2022

Janus: a tartaruga de duas cabeças que está completando 25 anos

Foto: Reprodução

Um gêmeo siamês é uma condição muito rara de se encontrar na natureza. Normalmente os animais que nascem assim costumam ter maior dificuldade para se locomover ou para se alimentar, e em alguns casos há malformação de órgãos.

 

Porém, eles podem receber maior atenção de cuidadores em cativeiro, o que costuma prolongar bastante a vida deles.

 

Esse é o caso de Janus, uma tartaruga de duas cabeças que completou 25 anos recentemente.

 

Veja também

 

É possível que um ovo choque sozinho?

 

Saiba qual é o passaporte mais poderoso do mundo, segundo ranking 2022

 

PERSONALIDADE DUPLA

 

Janus é uma tartaruga grega (Testudo graeca) que reside no Museu de História Natural de Genebra. Ele se tornou uma de suas principais atrações e tem um tratamento especial devido à sua condição.

 

A tartaruga é banhada diariamente em chá verde e camomila e recebe massagens regularmente. Janus também conta com uma dieta especial a base de frutas e vegetais orgânicos cortados, e seu estado de saúde é monitorado constantemente. Tudo isso é feito para que Janus tenha uma vida prolongada. Na natureza, a tartaruga grega pode passar dos 100 anos. Janus, porém, só está vivo porque vive em um cativeiro.

 

Além das duas cabeças, ele também tem dois corações, dois pares de pulmões e duas personalidades distintas. De acordo com uma das suas cuidadoras, a cabeça direita é mais curiosa e tem uma personalidade muito mais forte. A cabeça esquerda é mais passiva e adora comer.

 

A equipe do museu precisa monitorar Janus constantemente, seja para verificar qualquer alteração no seu estado de saúde ou para o caso dele capotar. Essa posição impossibilita voltar a ficar de pé, o que pode ser fatal.

 

A tartaruga nasceu no museu, em 1997, e recebeu o nome de Janus como uma referência ao deus romano Jano, que possui duas faces.

 

OUTROS CASOS

 

(Fonte: Priya Patel)

Foto: Reprodução

 

Em 2021, um técnico do Departamento de Recursos Naturais de Barnstable, Massachusetts, encontrou um cágado-diamante com duas cabeças e seis pernas em um ninho. Para garantir que o animal pudesse sobreviver, o técnico o levou para o Birdsey Cape Wildlife Center, uma instituição que oferece tratamento para animais selvagens, e chamou uma cabeça de Mary-Kate e a outra de Ashley.

 

Assim como Janus, o cágado encontrado é um caso de bicefalia. Normalmente, o embrião se divide resultando em gêmeos idênticos, mas em casos de bicefalia o embrião se divide apenas parcialmente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Esse tipo de situação, que pode acontecer em outros animais, inclusive nos humanos, pode resultar de fatores genéticos ou ambientais que surgem durante o desenvolvimento do embrião. Estudos sugerem que esta é uma condição muito rara, que costuma acontecer em 1 a cada 100.000 nascimentos.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.