18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
16/08/2021

Jeffeson William é eleito o primeiro presidente LGBTQIA+ do PSOL Manaus

Foto: Divulgação

Este domingo (15), foi o dia dos filiados do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) definirem os rumos do partido em Manaus. Com cerca de 77% dos votos, a Tese 1 PSOL Popular, defendida pela tendência Primavera Socialista, elegeu o professor, negro e militante dos direitos humanos, Jeffeson William, que passa a se tornar o primeiro presidente LGBTQIA+ do PSOL Manaus, pelos próximos três anos.

 

Devido a pandemia de Covid-19, o PSOL tem realizado uma série de votações e decisões internas em ambiente virtual. A medida tem substituído as tradicionais plenárias e congressos presenciais. Durante esses eventos, a Primeira Socialista tem apresentado a tese do PSOL Popular, que levanta a bandeira de uma ocupação partidária plural e aposta nessa diversidade para promover maior representatividade ao partido.

 

Para o novo presidente do PSOL Manaus, que é professor universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), assistente social e doutor em Educação, a partir de agora, o partido escreve mais um capítulo de sua história na renovação de seu Diretório Municipal em Manaus por meio do fortalecimento da democracia interna.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas fomenta setor primário do Alto Solimões com quase R$ 300 mil em recursos

 


Consumidor poderá ser indenizado por prejuízos causados pelo alinhamento de preços dos combustíveis


 

"A nova gestão será composta majoritariamente pela classe trabalhadora, que são pessoas LGBTQIA+, negros e negras, indígenas e pessoas com deficiência. Populações que são historicamente invisibilizadas e, que neste momento, passam a ocupar lugares de poder", declarou William.

 

Ele declara que as filiadas, filiados e filiades do PSOL podem esperar uma gestão combativa e que acolhe a diversidade das lutas. "A resposta da militância e das bases na urna comprovaram que há a necessidade de um PSOL maior e mais organizado para enfrentarmos a conjuntura adversa que a extrema direita só aprofundou", avalia o presidente eleito.

 

William acrescenta que, para isso, o diálogo com todas as tendências é necessário para que haja a possibilidade de retirar uma síntese das concepções políticas e materializá-las no cotidiano, ampliar as bases, retornar os setoriais e fortalecer os núcleos, da mesma forma investir nas candidaturas, seja para o Executivo, Legislativo ou sindicatos, disputar de fato um projeto de sociedade.

 

Além de Jeffeson, a expectativa é que, pela primeira vez na história do partido na cidade, o diretório seja composto, em maioria, por pessoas LGBTQIA+, mulheres feministas, negros e negras, indígenas e pessoas com deficiência.

 

Congresso


Além da escolha do diretório do PSOL Manaus, os filiados também participaram da escolha da tese que será apresentada no 7º Congresso Nacional do PSOL e os delegados que passarão a fazer parte do diretório estadual.

 

Concorre como presidente do PSOL Amazonas, a professora, feminista e afroindígena Marklize Siqueira. Para o Congresso Estadual, os filiados de Manaus ajudaram o PSOL Popular conseguir 177 votos, contra 53, da Tese PSOL Cabano.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

A próxima etapa do Congresso do PSOL é levar a eleição aos municípios do interior do Amazonas para a definição os rumos do diretório estadual. O Congresso Estadual deverá acontecer nos dias 11 e 12 de setembro. Já a eleição para a nova direção nacional está prevista para acontecer no Congresso Nacional do PSOL, nos dias 25 e 26 de setembro. Ambos eventos acontecerão de forma virtual.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.