18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/09/2020

Joelson Silva propõe dia de ações contra obesidade e inclusão da data no calendário oficial

Foto: Divulgação

Joelson Silva

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (Patriota), quer incluir no calendário oficial de eventos da cidade de Manaus, o “Dia Municipal de Ações contra a Obesidade".

 

A proposta faz parte do Projeto de Lei (PL) 324/2018, de autoria do ex-vereador e atual deputado estadual João Luiz (Republicanos), que foi subscrito por Joelson Silva.

 

O Dia Municipal de Ações contra a Obesidade deverá ser celebrado anualmente, na segunda quinta-feira do mês de outubro, com atividades educativas sobre as formas de prevenção da doença, palestras, rodas de conversa com especialistas, seminários, prática de exercícios físicos, entre outras.

 

Veja também 

 

Joelson Silva determina cancelamento de Carta Convite para aquisição de equipamentos

 

Presidente Joelson Silva pede celeridade a comissões para votação de projeto do Refis

 

"O objetivo principal é conscientizar as pessoas contra um problema que, além de gerar doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer, coloca Manaus como detentora de um dos maiores índices com pessoas obesas, entre todas as capitais brasileiras", justifica Joelson.

 

A matéria teve o parecer favorável dado pela Comissão de Educação (Comed/CMM), aprovado pelos vereadores, durante sessão plenária, e seguiu para a análise da Comissão de Saúde (Comsau/CMM).

 

Joelson Silva defende que, somente pelas vias da educação e conscientização, será possível ajudar as famílias que passam por esse tipo de situação.

 

“Várias atividades poderão ser feitas nesse dia, voltadas tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico e tratamento, com o envolvimento direto das escolas municipais, das redes pública e particular de saúde, e da sociedade como um todo. É um projeto importante, que tem como base, a necessidade de se criar condições para deter o avanço e reduzir o número alarmante de casos de obesidade entre os manauaras”, justifica Joelson Silva.

 

Excesso


A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal, caracterizada por um índice de massa corporal (IMC ) igual ou acima de 30. Os especialistas classificam a obesidade como um uma doença crônica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

Sobrepeso


Mais da metade da população brasileira é considerada obesa ou tem sobrepeso. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a capital amazonense possui um índice de pouco mais de 20% da população adulta com obesidade, um problema de saúde que aumenta a cada dia e coloca o Brasil como o quinto, no ranking mundial, com aproximadamente 30 milhões de pessoas obesas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.