24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
16/08/2019

José Aldo mira peso-galo e quer disputa de título contra Cejudo: 'Estilo de luta que me agrada'

Foto: Marcelo Barone

Ex-campeão dos penas garante que, com acompanhamento de nutricionista, é possível descer de categoria para enfrentar o atual campeão

O longo reinado de José Aldo no peso-pena do Ultimate, entre 2011 e 2015 , indicava que um dos caminhos para o manauara seria subir de categoria - tanto é que a superluta contra Anthony Pettis ficou próxima de se tornar realidade em 2013.

 

O tempo passou, e a "bússola" que norteia a carreira do brasileiro, surpreendentemente, aponta para uma direção oposta: o peso-galo.

 

Em entrevista exclusiva ao Combate.com, o ex-campeão dos penas revelou seu próximo passo no Ultimate: ele quer descer de categoria para desafiar Henry Cejudo, detentor dos títulos dos galos e moscas.

 

Veja também


Flamengo faz proposta abaixo da pedida de Balotelli e tem dia 'D' para convencer atacante


Brasil reencontra a Argentina em amistoso e testa sua força antes da Copa do Mundo


- Nesse tempo a gente estava pensando, imaginando, a melhor possibilidade de disputar o cinturão novamente. Sentei com todo mundo, fiz um estudo, acho que tenho possibilidade real de bater o peso de 61kg. É nessa nova categoria que vou tentar migrar, estou pedindo logo a disputa pelo título. É o que importa para mim agora. O Cejudo falou que está aberto a qualquer um, então estou aberto a isso, quero a oportunidade de lutar contra ele e vencê-lo. Aí posso até pensar em subir de novo, voltar ao 66kg ou 70kg. Já que ele está aberto, estou aceitando esse desafio e espero, no futuro mais próximo, fazer essa disputa - declarou o atleta da Nova União, cuja última luta se deu contra Alexander Volkanovski, no UFC Rio 10, em maio.

 

José Aldo - que recentemente renovou contrato com a organização - aprova o estilo de Cejudo, que defendeu o cinturão dos moscas ao enfrentar TJ Dillashaw e faturou o título vago dos galos ao nocautear Marlon Moraes no terceiro round, no UFC 238, em junho.

 

- É um lutador agressivo, que vem passando por um bom momento. Venceu a luta contra o Marlinho (Moraes) em pé, o que ninguém esperava, tem que respeitar. Para mim, é ótimo, é um tamanho bom para mim, tem um estilo de luta que me agrada bastante, que cai bem no meu jogo. Se for com ele ou não, penso em estar adaptado ao peso, rápido, com força, que será o diferencial para mim nessa categoria.

 

Confira outros trechos:

 

José Aldo sabe que terá de se esforçar para baixar de peso â?? Foto: André Durão

 

 'Eu, particularmente, acho a categoria muito parada para mim. A terceira luta contra o Max e´difícil de acontecer. A categoria está se renovando, claro que não vão querer colocar qualquer um para eu lutar, pelo fato de eu poder atrapalhar esses planos. Ficar ali na porta da categoria. É muito mais fácil descer. Fiz um estudo, sentei com todo mundo. Nunca fiz trabalho com nutricionista, de perda de peso a longo prazo. Sempre fiz uma semana antes da luta, tinha sofrimento, mas era uma coisa rápida. Agora, conversamos, vimos que tem essa possibilidade grande de bater, então nada mais justo do que lutar contra o campeão dos 61kg'.

 

 

Zabit Magomedsharipov, Brian Ortega e Yair Rodríguez

 

Eu pedi para lutar contra os três. O Yair ficou bem perto, mas estava vindo de férias, aconteceu um acidente comigo (falecimento de um grande amigo). Eu venho pedindo para lutar com Yair, Ortega, Zabit... Pedi até o Josh Emmett. Eles não deram, então é mais fácil descer, abrir um leque grande. Chego como grande favorito, chego como um grande nome na categoria.

 

Dieta

 

 

 

Eu como normalmente, nunca me privei de alimentação. Agora tem que fazer um trabalho mais sério, fazer dieta, seguir cronograma exato como os médicos pedirem e, assim, vou chegar mais forte na categoria. Não vai ser fácil, mas é o preço que tenho que pagar. Se o preço for esse, estou (disposto) a pagar e, quem sabe, ser o campeão em um futuro próximo.

 

Peso quando está sem luta marcada

 

Sou um pouco diferente dos atletas. Quando estou sem luta ou treinamento forte, meu peso cai bastante, fico com 73kg ou 74kg. Quando começo a treinar, a suplementar, meu peso sobe para 75kg ou 76kg. Nunca cheguei a 80kg, no máximo, a 77kg, com treinamento. Sem treinos, meu peso cai bastante.

 

Papo com o UFC

 

Já mandei mensagem diretamente para o Dana. Ultimamente, venho conversando com ele, abri essa janela para mim, já mando mensagem sobre o que estou pensando, ele manda a resposta dele, vendo o lado dele, claro, e eu procuro ver o meu. Eu já falo o que penso, o que quero, e assim peço o que quiser e ele me dá a resposta na hora.

 

Henry Cejudo é o atual campeã dos moscas e dos galos â?? Foto: Getty Images

 

Dana aprovou a ideia?

 

Não sei, ele falou que está trabalhando. Expliquei bem a situação. Essa semana está tarbalhando, tem evento, então está preocupado com o evento. Mas já está na cabeça dele, sabe que vai dar uma mexida não só na mídia, mas nos fãs e dentro do Ultimate.

 

Henry Cejudo

 

Primeiramente, tenho que colocar o cara lá em cima. É um campeão olímpico, um grande atleta, respeito muito a história dele. Está fazendo jus ao seu trabalho, é merecedor daquilo que está ganhando, tem méritos. Se o Ultimate achar que é uma ótima luta, acho que vai querer, é um desafio muito grande. Ele vinha falando, depois que venceu o Marlinho (Marlon Moraes), que estava aberto a grandes nomes. Já que está aberto, deu o sinal verde. Em função disso, sentamos com todo mundo... Está nas mãos do Ultimate. Para ele, tem que aceitar, porque querendo ou não tem contrato a ser cumprido. Se o Ultimate chegar e casar a luta, não tem porque não aceitar.

 

Card de Nova York, em novembro

 

 

 

Para mim seria ótimo se fosse em NY, nunca lutei lá. Seria ótimo, mas se fosse em um grande evento, chamaria a atenção dos fãs, da mídia, todo mundo iria querer ver a luta. Primeiro tem que fechar a luta e depois escolhemos um lugar bom para mim, para ele e para o Ultimate.

 

Planos nos galos

 

Aldo assegura que consegue bater os 61kg â?? Foto: Mônica Ramos

Fotos: Mônica Ramos

 

 Sou um grande nome chegando, não vejo muitos desafiantes na categoria. Minha cabeça hoje é lutar diretamente pelo título contra o Cejudo.

 

Motivação com o novo desafio

 

Fotos: Reprodução

 

Sem dúvida é um desafio a mais, uma busca de título que estou almejando para, em um futuro próximo, me aposentar. Sempre sonhei estar com duas categorias e fazer história para deixar meu nome gravado no Ultimate.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

 Sem dúvida é um desafio a mais, uma busca de título que estou almejando para, em um futuro próximo, me aposentar. Sempre sonhei estar com duas categorias e fazer história para deixar meu nome gravado no Ultimate.

 

Recado ao Cejudo

 

Aceita a luta, irmão, que vai ser ótimo, tanto para mim, quanto para você.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.