29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
28/03/2020

Justiça suspende campanha de Bolsonaro contra isolamento social

Foto: Reprodução

Decisão barra "O Brasil não pode parar", propaganda do governo que não tem embasamento técnico do Ministério da Saúde nem científico

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou, em caráter liminar, que o governo de Jair Bolsonaro deixe de veicular em meios de comunicação a campanha publicitária "O Brasil não pode parar", que defende o fim do isolamento social.

 

Na peça, divulgada nesta semana nas redes sociais, o governo defende, bem como Bolsonaro no pronunciamento à nação da última terça-feira (24), a importância da retomada dos trabalhos por conta do impacto econômico que é gerado pelo fechamento do comércio. A divulgação do material estava prevista para começar neste sábado nas plataformas de comunicação oficiais do governo e nos demais meios de divulgação.

 

A decisão da juíza Laura Bastos Carvalho determina que a "União se abstenha de veicular, por rádio, televisão, jornais, revistas, sites ou qualquer outro meio, físico ou digital, peças publicitárias relativas à campanha " O Brasil não pode parar "". O pedido já havia sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) do Rio na noite desta sexta-feira (27). Caso descumpra a ordem, foi estimada multa de R$ 100 mil por infração. Ainda cabe recurso.

 

Veja também

 

Campanha do Planalto contra isolamento eleva tensão política

 

Bolsonaro reúne ministros no Palácio da Alvorada neste sábado para discutir crise do coronavírus

A decisão, assassinada por 12 procuradores da República, barra propaganda do governo que não tenha embasamento técnico do Ministério da Saúde e científico.

 

Além da falta de embasamento técnico e científico, a juíza defende que não há evidências científicas contrárias ao isolamento social , e que estimular a população a sair de casa pode gerar um colapso no sistema de saúde.

 

Segundo a magistrada, "O Brasil não pode parar" coloca em risco o direito à saúde, sobretudo dos mais vulneráveis, como idosos e a parcela mais pobre da população, que o governo diz defender no vídeo.

 

A liminar proíbe que a União promova mais nenhuma campanha que "sugira à população brasileira comportamentos que não estejam estritamente embasados em diretrizes técnicas, emitidas pelo Ministério da Saúde, com fundamento em documentos públicos, de entidades científicas de notório reconhecimento".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

No pedido feito nesta sexta, o MPF também apontou irresponsabilidade do presidente Bolsonaro e disse que "desde a emergência da crise sanitária decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus , o Presidente Jair Messias Bolsonaro tem sistematicamente negado a gravidade da Covid-19, a despeito dos conhecimentos científicos até agora angariados sobre o vírus e o estado de pandemia".

 

iG

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.