20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
10/09/2021

Lavoisier: o químico revolucionário que foi guilhotinado

Foto: Reprodução

Antoine-Laurent Lavoisier (1743-1794) foi o responsável por mudar para a sempre os conceitos e a maneira como a química era praticada até então.

 

Aos 28 anos, já tinha consolidado sua posição social e econômica. Nascido em uma família próspera, ganhou ainda mais dinheiro comprando parte da General Farm, uma empresa privada que cobrava impostos para o governo.

 

Foi nessa época que se casou com Marie-Anne Pierrette Paulze, uma menina de 14 anos. Com o tempo, além de companheira, Anne se tornaria uma importante assistente e colega de trabalho de Lavoisier.

 

Veja também

 

Luz azul tem sido usada para desencorajar uso de drogas; entenda!

 

Por que os músculos ficam cansados quando fazemos exercícios?

 

O químico e sua esposa

 

Revolução química

 

Em 1774, Joseph Priestley tinha descoberto um novo gás. Unindo os estudos de Priestley e suas próprias análises, Lavoisier conseguiu demonstrar que o tal gás era essencial para haver o processo de combustão. Batizou a novidade de oxigênio.

 

Além disso, ele provou que o oxigênio era o gás que respiramos e que fazia parte do ar atmosférico. Também concluiu que o ar atmosférico era composto pelo oxigênio misturado a outro gás que não estava envolvido na combustão. Hoje sabemos que ele se referia ao nitrogênio.

 

A composição d oxigênio intrigava Lavoisier

 

É de Lavoisier o enunciado que diz "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." A lei de conservação de massa dispõe que a massa dos produtos em uma reação é igual à massa dos reagentes. Ou seja, nenhuma massa é perdida em uma reação química.

 

Já em 1783 o químico mostrou que duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio era o que formava a composição da água.

 

A maior e mais duradoura conquista foi sobre o simbolismo e linguagem da química até seus dias.

 

Em 1789 ele apresentou o Tratado Elementar de Química, um guia que incluía uma tabela com 55 elementos acompanhados de seus nomes antigos e novos. A nova nomenclatura foi fundamental para deixar de lado a linguagem confusa e obscura que era usada. Por exemplo, o Vitriolo de Vênus passou a ser chamado sulfato de cobre.

 

Para a guilhotina

 

A Revolução Francesa começou no ano de 1789. Lavoisier até tentou ficar distante do que estava acontecendo. Mas por trabalhar como cobrador de impostos e ter ganhado dinheiro com uma empresa do ramo, foi rotulado com traidor. Curiosamente, um ano após cortar a cabeça do químico, o governo francês disse que as acusações que causaram sua morte eram falsas. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

(Fonte: Acesse Piaui/ Reprodução)

Fotos: Reprodução


Fonte: Mega curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.