19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
14/01/2020

Linguagem corporal: o que seu corpo pode dizer sobre você. CONFIRA!

Foto: Reprodução

Linguagem corporal: o que seu corpo pode dizer sobre você.

Muitas vezes as palavras não expressam exatamente o que estamos sentindo, seja porque não conseguimos definir nossos sentimentos, ou porque queremos esconder algo, já que é muito mais fácil controlarmos o que falamos do que controlarmos o nosso corpo.

 

Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que apenas 7% da nossa comunicação é baseada nas palavras. Quanto ao resto, 38% vem do tom de voz e os restantes 55% provêm da linguagem corporal.

 

Visto que essa forma de comunicação é tão importante, aprenda a identificar esses sinais que o corpo dá:

 

 

Veja também

 
 

 

3 bichos australianos que estão entre os mais estranhos do mundo

 

Morder os lábios

 

 

De acordo com o especialista em linguagem corporal Blake Eastman, morder e mastigar o lábio geralmente indica medo e ansiedade. Isso pode significar que a pessoa está desconfortável na situação, preocupada ou insegura em relação a alguma coisa.

 

Também os lábios também pode ser um indicador de estresse durante uma mentira. Esta é uma ação muito comum em crianças, especialmente se acompanhada de sobrancelhas levantadas no meio e abaixadas nos lados.

 

Cruzar os braços ou pernas

 

 

São um sinal comum de que a pessoa está irritada ou rejeita a situação a qual está passando.

 

Braços e pernas cruzados são barreiras físicas que sugerem que a outra pessoa não está aberta ao que está dizendo. Mesmo que eles estejam sorrindo e se envolvendo em uma conversa agradável, sua linguagem corporal demonstra outra coisa.

 

Gerard I. Nierenberg e Henry H. Calero gravaram mais de 2.000 negociações para um livro que escreveram sobre leitura de linguagem corporal, e nenhuma dessas negociações terminou em um acordo quando uma das partes estava com as pernas cruzadas ao negociar.

 

Psicologicamente, pernas ou braços cruzados sinalizam que uma pessoa está mental, emocional e fisicamente bloqueada do que está na frente deles. Não é intencional, e é por isso que é tão revelador.

 

Sorrir de olhos fechados

 

 

Um verdadeiro sorriso, também conhecido como o sorriso de Duchenne, envolve todo o seu rosto: boca, orelhas, maçãs do rosto e cria rugas ao redor dos olhos. Um sorriso falso, por outro lado, só inclui lábios, então, para detectar um sorriso verdadeiro, tudo o que você precisa fazer é procurar as rugas.

 

As pessoas muitas vezes sorriem para esconder o que eles realmente estão pensando e sentindo, então a próxima vez que você quiser saber se o sorriso de alguém é genuíno, procure enrugamentos nos cantos dos olhos. Se eles não estão lá, esse sorriso está escondendo algo.

 

Copiar a linguagem visual

 


É um bom sinal quando alguém copia a linguagem corporal de outra pessoa.

 

Você já esteve em uma reunião com alguém e percebeu que cada vez que você cruzava suas pernas, a outra pessoa fazia o mesmo? Ou talvez inclinava a cabeça do mesmo jeito que você enquanto fala?

 

Espelhar a linguagem corporal é algo que fazemos inconscientemente quando sentimos um vínculo com a outra pessoa. É um sinal de que a conversa está indo bem e que a outra parte é receptiva à sua mensagem.

 

Este conhecimento pode ser especialmente útil quando você está negociando, porque mostra o que a outra pessoa está realmente pensando no negócio.

 

Postura ereta

 

 


A sua postura diz muito sobre você.

 

Você já viu uma pessoa entrar em uma sala, e imediatamente, você sabia que ela era importante? Isso acontece em grande parte por causa da linguagem corporal, e muitas vezes inclui uma postura ereta, gestos feitos com as palmas das mãos voltadas para baixo e gestos abertos e expansivos.

 

O cérebro associa o poder com a quantidade de espaço que as pessoas ocupam. Levantar-se diretamente com os ombros para trás é uma posição de poder.

 

Sobrancelhas levantadas

 


Existem três emoções principais que fazem as sobrancelhas subir: surpresa, preocupação e medo.

 

Tente levantar as sobrancelhas quando estiver tendo uma conversa informal descontraída com um amigo. É difícil de fazer, não é?

 

Se alguém que está falando com você levanta as sobrancelhas e o assunto não é algo que causaria surpresa, preocupação ou medo, logicamente, há algo mais acontecendo.

 

Balançar muito a cabeça

 


Balançar muito a cabeça sinaliza ansiedade sobre ter aprovação.

 

Quando você está contando algo a alguém e eles concordam excessivamente, isso significa que eles estão preocupados com o que você pensa deles ou que ele duvide de sua capacidade de seguir suas instruções.

 

Maxilar cerrado

 


Um maxilar cerrado ou uma sobrancelha franzida são sinais de estresse.

 

Independentemente do que a pessoa esteja dizendo, estes são sinais de desconforto considerável. A conversa pode ser sobre algo que os deixe ansiosos, ou a mente deles pode estar em outro lugar e eles estão se concentrando no que está estressando-os.

 

Pupilas dilatadas

 


Nossas pupilas respondem a mudanças na iluminação, por exemplo, quando está escuro, o tamanho de nossas pupilas aumenta, e diminuem quando está claro. Os mesmos processos ocorrem quando nos comunicamos com alguém.

 

De acordo com estudos, pupilas dilatadas sugerem interesse e também podem indicar excitação. Em contraposição, ao olhar coisas desagradáveis e desinteressantes, nossas pupilas se contraem.

 

Pesquisas da Science of People afirmam que as empresas costumam a ampliar as pupilas de seus modelos em anúncios para tornar sua marca mais amigável e mais atraente.

 

Contato visual intenso

 


Fique atento, os olhos mentem!

 

A maioria de nós provavelmente cresceu ouvindo: "Me olhe nos olhos enquanto fala comigo!". Nossos pais diziam isso com base no pressuposto de que é difícil manter o olhar em alguém quando você está mentindo para eles, e eles estavam certos em certa medida .

 

Porém, embora a maioria das pessoas pense que a falta de contato visual indica medo e engano, o professor de psicologia Aldert Vrij, diz que é exatamente o contrário.

 

Vrij descobriu que os mentirosos patológicos "se envolvem em maior contato visual" porque tentam imitar o comportamento que frequentemente associamos à veracidade e à honestidade.

 

Olhar para cima e para a direita

 

 

Estudos mostram que a direção dos olhos pode nos dizer o que a outra pessoa está sentindo ou pensando. Por exemplo, as pessoas tendem a olhar para a direita quando tentam se lembrar de um som (uma música, um nome, etc.) e à esquerda quando pensam em algo visual (cor, forma, etc.)

 

Olhar para a direita também mostra que a pessoa está imaginativa e com pensamentos criativos, porém também pode significar que estão mentindo.

 

Além disso, certifique-se de evitar olhar para cima e para a direita durante uma conversa. É a maneira universal de dizer que você está entediado.

 

Piscar os olhos

 

 


De acordo com o Psychologist World, sentimentos e emoções positivas em relação a alguém podem alterar nossa taxa de intermitência, fazendo-nos piscar com mais frequência do que a média de 6-10 vezes por minuto.

 

Coçar o nariz

 


Coçar o nariz é indiscutivelmente um dos indicadores mais populares de mentir.

 

Pamela Meyer, fundadora da Calibrate, uma empresa de treinamento de detecção de mentiras, diz que as pessoas que estão mentindo costumam coçar o nariz repetidamente.

 

O corpo fala!

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 


A conclusão é que, mesmo que você não consiga ler os pensamentos de uma pessoa, você pode aprender muito com a linguagem corporal, afinal, o corpo diz muito sobre nós. 

 

Hiper Cultura

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.