19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
16/07/2021

Live: Renan Freitas lança o livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’, neste sábado

Foto: Divulgação

Professor Renan é um Máster em sua importância para a literatura da Amazônia

 Para marcar o lançamento do novo livro do escritor Renan Freitas Pinto, a Editora Valer realiza neste sábado (17), às 10h, uma live direto do facebook para apresentar a obra intitulada ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’. O lançamento contará com a presença de convidados ilustres em um bate-papo com a coordenadora do PPGICH/UEA Lúcia Marina Puga e Neiza Teixeira filósofa e coordenadora editorial da Editora Valer.

 

De acordo com a organizadora do livro Tatiana Pedrosa, o livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’, nasce do desejo de apresentar artigos inéditos sobre trabalhos de História Oral na Amazônia, dentro de um viés interdisciplinar. Apresentando a História Oral como fio condutor de trabalhos que pretensamente dão conta de experiências que nos permita dialogar com o passado e presente na região amazônica e com conceitos que nos propiciariam um olhar diferenciado para o futuro.

 

Segundo Tatiana Pedrosa, a ideia do livro se deu um pouco antes da Pandemia e foi concluído na pandemia. ‘Acredito que é uma vitória lançarmos um livro cujo registro equivale a um documento feito com sucesso sobre a História Oral na Amazônia’.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus realiza atividades de saúde no ‘Dia do Homem’

 

Prefeitura de Manaus avança na inclusão de PcD no mercado de trabalho

 

Professor Renan é um Máster em sua importância para a literatura da Amazônia, conseguiu lançar importantes obras regionalistas, de cunho acadêmico-cientifico chamando atenção para objetos e sujeitos importantes para nossa região: Terra, gente, cultura, língua. Tudo dentro de uma crítica social contundente e que foram extremamente importantes para a pesquisa na região. Ressaltou Tatiana.

 

Sobre o autor

 

Professor titular da Ufam; pesquisador visitante nacional Sênior da Capes no PPGICH/UEA. Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Autor de A sociologia de Florestan Fernandes e A viagem das ideias. Organizador com Élide Rugái Bastos dos três volumes de Vozes da Amazônia. Organizador com Edna Castro de Decolonialidade & Sociologia na América Latina

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o livro

 

O livro Amazônia: apontamentos de História Oral traz uma contribuição valiosa para um campo de estudos que ate pouco tempo foi negligenciado – a História Oral, que tem como sustentáculo a Memória. Na obra, encontramos autores originários de vários Estados, com profundos conhecimentos sobre o universo amazônico. Esses pensadores abordam temas, lugares e pessoas em contextos culturais e sociais. Além dessa contribuição, registramos o dialogo transdisciplinar, essencial para o conhecimento e para formularmos estratégias que possam beneficiar a todos os habitantes da Amazônia.

 

Tatiana Pedrosa

 

Arqueóloga responsável pelo Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça – SEC/AM) e professora do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA). Mestre em Ciências Humanas. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq – Nipaam – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica. Coordena o projeto Universal CNPq de Pesquisa Arqueologia, Patrimônio e Cultura: a cura para as feridas recentes e antigas na Belle Epoque Amazônica (2017).

 

A live será transmitida pela página oficial no facebook da editora Valer.

 

Serviço: Live de lançamento do livro ‘Amazônia: apontamentos de História Oral’.

 

Data: 17/07/2021

 

Horário: 10h (horário de Manaus)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Local: Facebook Editora Valer (facebook.com/editoravaler).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.