19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Especial Publicitário
09/09/2019

Logística reversa: sua atitude pode ajudar o Planeta

Foto: Divulgação PMM

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

Estamos há pouco mais de 15 dias vivendo no saldo negativo do capital ambiental global: o Planeta Terra atingiu o limite do uso sustentável dos recursos disponíveis para 2019 no dia 29 de julho. A data, chamada de Dia da Sobrecarga da Terra, é calculada desde 1970 pela Global Footprint Network (GFN) e vem sendo atingida cada vez mais cedo. A boa notícia é que pequenas práticas podem ajudar a reverter esse quadro. Basta começar!

 

Por exemplo, você sabe para onde vai a lâmpada que não funciona mais? E as pilhas? Alguém coleciona celulares velhos? O que é feito de pneus, garrafas PET e até resto de alimentos? Algumas iniciativas pioneiras ajudam a conectar empresários, sociedade e poder público.

 

A chamada Logística Reversa, prática da destinação adequada de resíduos, está amparada e regulamentada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) desde 2010. Algumas cidades já adotam essas práticas e chamaram para si a responsabilidade de orientar e estimular as empresas a adotar a prática.

 

Manaus já conta com ações práticas de logística diferenciada para coleta de lâmpadas fluorescentes, de pontos de coleta seletiva desde 2005. Agora, por meio de um edital, inaugura uma nova etapa na gestão responsável e sustentável dos recursos naturais: convida as empresas a aderirem à Logística Reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social por meio de ações e procedimentos destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

 

O primeiro ponto a aderir, o Emporium Roma, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, já conta com dois contêineres de descarte. Com apoio da Prefeitura de Manaus, o ponto para entrega espontânea de materiais e embalagens recicláveis vem chamando a atenção e impactando positivamente os consumidores que frequentam o local.

 

O edital público foi lançado pela Prefeitura, após reunião com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e coordenação técnica do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM) para atrair parceiros interessados na instalação e operacionalização de postos de entrega voluntária de resíduos sólidos.

 

Por meio do PEV, os materiais recicláveis irão fazer o caminho de volta até os fabricantes para, enfim, dar vida a outro produto, passando pelos catadores, até chegar novamente aos fabricantes.

 

Antes de entregar para reciclagem, a orientação é para que as pessoas façam a higienização com água das embalagens tipo latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Papéis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não devem ser amassados. Caso tenha vidro quebrado e outros materiais cortantes, o ideal é embrulhar em papel grosso do tipo jornal ou colocá-los em uma caixa para evitar acidentes.

 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) junto ao mercado varejista local é um incentivo e um convite à sociedade a participar com pequenas atitudes que possam ajudar a melhorar a futura capacidade regenerativa do planeta.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.