28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
08/09/2021

Médico explica se é possível fazer transplante de útero como planeja Jéssica Alves

Foto: Reprodução

Questão veio à tona com a notícia de que a influenciadora Jessica Alves investirá R$ 221 mil para se tornar a primeira mulher trans a passar pelo procedimento

Jessica Alves afirmou, recentemente, que irá passar por um transplante de útero e se tornar a primeira mulher trans a realizar a cirurgia no mundo. Segundo o Daily Mail, a influenciadora está com o procedimento marcado, mas fará exames e testes antes da cirurgia.

 

Ela explicou ainda que a identidade do médico permanecerá anônima e que não irá fazer a cirurgia caso não seja segura. Ao site, Jessica disse que esperava ficar grávida de maneira natural, com sexo, o que não seria possível porque o útero transplantado não estaria conectado às trompas de Falópio.

 

Quem entrevistou Dr. Paulo Gallo, diretor médico do Vida Centro de Fertilidade e presidente da SBRP (Sociedade Brasileira de Reprodução Humana), para saber se o plano da influenciadora é possível de se concretizar. Leia a entrevista, abaixo:

 

Veja também 

 

Jessica Alves será a 1ª trans a fazer transplante de útero

 

Maria Lina nega que Whindersson a esteja ajudando a virar influenciadora

Já é possível fazer transplante de útero em mulheres?


Sim, o primeiro transplante de útero feito com sucesso no mundo foi realizado na Suécia por um grupo de médicos, em 2013. De lá para cá, já foram feitos cerca de 60 transplantes de útero em todo o mundo, muitos deles até com gravidez e parto via cesariana.

 

Jessica Alves (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Onde já foi feito transplante de útero?


Vários países do mundo já realizaram transplantes de útero com sucesso, inclusive o Brasil. Além da Suécia, nós temos a Espanha, alguns outros países da Europa, EUA e o Brasil teve seu primeiro transplante de útero realizado com sucesso em 2016, evoluindo com um parto via cesariana em 2017.

 

Jessica Alves (Foto: Reprodução/Instagram)

 

É possível fazer transplante de útero em mulheres trans?


Teoricamente, sim. No entanto, até hoje, não temos nenhum caso descrito na literatura. Vários estudos vêm sendo feitos, mas os desafios são um pouco maiores, porque a anatomia da pelve feminina é diferente da anatomia da pelve masculina. Principalmente devido à parte muscular e nervosa. Mas acreditamos que, com esses estudos em evolução, no futuro será possível, sim, efetuar transplante uterino em mulheres trans.

 

Jessica Alves (Foto: Reprodução/Instagram)

Fotos: Reprodução 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

Essas mulheres trans com transplante de útero poderiam ficar grávidas?


A teoria também permite pensarmos nessa possibilidade. Porém, como falei anteriormente, é necessário primeiro vencer várias barreiras, vários desafios para conseguirmos concretizar o transplante uterino em mulheres trans para posteriormente pensarmos na gravidez. 

 

Fonte: Quem 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.