Notícias

Compartilhar Imprimir

S.O.S Comunidade

06/06/2019

Mães recebem dicas de amamentação em oficina realizada no Caic do Alvorada

Compartilhar:

Foto: Gisele Rodrigues/Susam

Para algumas mamães, amamentar pode ser uma tarefa difícil, dolorosa e, muitas vezes, improvável. Mas uma oficina realizada pelo Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) José Carlos Mestrinho, nesta quinta-feira (06/06) ajudou um grupo de mais de 20 mães a reencontrar o prazer no aleitamento. Uma delas conseguiu, na oficina, voltar amamentar a filha, após um mês de interrupção. A oficina “Desafios da Amamentação” é a primeira de uma que serão ministradas no Caic.

 

A pequena Ana Vitória tinha apenas sete dias quando a dificuldade na amamentação fez a mãe, Patrícia dos Santos, 29, introduzir o uso da mamadeira. Agora, com pouco mais de um mês, a mãe voltou a amamentar pela primeira vez, momentos após receber as dicas da oficina. “Estou sentindo uma alegria imensa. É uma verdadeira vitória, pensei que não ia mais amamentar a minha filha”, disse a mãe.

 

A oficina foi ministrada pela enfermeira e coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Rhamilly Amud. Ao todo, 23 mães compareceram ao auditório do Caic José Carlos Mestrinho, no bairro do Alvorada, a maioria com crianças nos primeiros meses de nascimento.

 

Veja também 

 

Audiência Pública debate a exploração sexual de crianças e adolescentes na Aleam

 

Com a presença dos bebês, a coordenadora, que também é consultora materno-infantil, disse que foi possível corrigir postura e pegada de forma individual. Vestindo um colete que imita o seio da mulher, a coordenadora explicou de forma didática todos os passos para a amamentação correta.

 

“A maior dificuldade das mães é fazer essa pega, que precisa dar condições para que o bebê consiga abocanhar e sugar toda a auréola, que é onde ficam os dutos mamilares e de onde se extrai o leite”, explicou a coordenadora.

 

Fotos: Gisele Rodrigues/Susam

 

Patrícia procurou na oficina a chance de restabelecer o vínculo da amamentação que foi perdido nos primeiros dias após o nascimento da filha. Mas a mãe do Samuel, Cristina dos Santos, 19 anos, contou que buscou orientações sobre a própria alimentação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

“Eu não tive dificuldade na amamentação, mas meu filho sofre muito com cólicas, então prestei bem atenção nas dicas da minha alimentação. Como o que eu como, tem relação com o cocô e o xixi dele. Aprendi uma forma de cozinhar o feijão para ele não sentir muita cólica, que eu não sabia”, detalhou.

 

Programação do Caic continua - De acordo com a diretora do Caic, Janderlane Silva, a próxima oficina a ser realizada no local terá como tema a introdução alimentar. A fase começa após os seis meses de exclusividade na amamentação e traz ainda muitas dúvidas entre as mães e gestantes. O evento ainda não tem data marcada, mas a diretora adiantou que todas as informações serão publicadas nas redes sociais da Susam. Segundo ela, pelo menos, dez palestras e oficinas serão realizadas no espaço em 2019.

 

“Essa ideia veio de uma demanda dos pais e mães. Vendo a dificuldade de alguns decidimos abrir essas oficinas para ajudar no acompanhamento. E é muito legal, porque é totalmente gratuito, tem dicas práticas. E o resultado dessa primeira oficina desse ano teve um retorno muito bom”, avaliou a diretora.

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.