28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/01/2020

Maior frequência de relações sexuais pode ajudar a adiar a menopausa, aponta estudo. CONFIRA!

Foto: Reprodução

Em média, ter relações íntimas pelo menos uma vez por semana reduziu em 28% a possibilidade de entrar na menopausa em relação às mulheres que têm relações sexuais menos de uma vez por mês.

Mulheres que têm relações sexuais frequentes antes da menopausa demoram mais a parar de menstruar do que as menos ativas sexualmente da mesma idade. Os resultados são de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Londres, na Inglaterra.

 

Em média, ter relações íntimas pelo menos uma vez por semana reduziu em 28% a possibilidade de entrar na menopausa em relação às mulheres que têm relações sexuais menos de uma vez por mês.

 

De acordo com o estudo, isso pode ser explicado por uma resposta do corpo às pressões evolutivas.

 

Veja também

 

Como ficam os seios depois do parto? Durante a gestação e após, varia muito de mulher para mulher

 

Estudo acha causa de doença que provoca até 100 orgasmos por dia em mulheres

 

 

Se uma mulher tem poucas relações sexuais, ou relações sexuais pouco frequentes, quando se aproximar dos 40 anos, seu corpo não receberá os sinais físicos de uma eventual gravidez, afirma Megan Arnot, cientista da Universidade de Londres.

 

Em uma perspectiva de maximização da forma física, o corpo da mulher poderia investir mais energia no cuidado da família do que na ovulação, explica Ruth Mace, outra autora do estudo.

 

Pesquisas anteriores já procuravam entender por que mulheres casadas chegam à menopausa mais tarde do que solteiras e divorciadas, mas mencionavam a influência dos feromônios masculinos, substâncias químicas naturais do reino animal que atraem o sexo oposto.

 

Para tentar confirmar qualquer uma das teorias, Arnot e Mace examinaram os dados de quase 3 mil mulheres nos Estados Unidos, selecionadas em 1996 e 1997 para participar de um estudo sobre a saúde ao longo de várias décadas.

 

 

O projeto, chamado Swan, permitiu acompanhar as mudanças, tanto biológicas quanto psicológicas ocorridas simultaneamente à menopausa. A idade média das participantes era de 46 anos.

 

Nenhuma tinha deixado de menstruar. Durante a década seguinte, 45% das mulheres tiveram uma menopausa natural. No Brasil, as mulheres param de menstruar, em média, aos 51 anos.

 

A correlação entre a frequência das relações sexuais e o começo da menopausa é inegável, segundo os pesquisadores.

 

Apesar das mulheres nascerem com todos os óvulos, o processo de maturação deles pode ser afetado por fatores externos. O tabagismo, por exemplo, pode antecipar a menopausa.

 

É preciso fazer mais estudos que demonstrem especificamente quais são os fatores externos que podem antecipar ou adiar o início da menopausa, diz Nathalie Raibolt, ginecologista especialista em sexualidade.

 

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Fotos: Reprodução

 

Extra

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.