19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/05/2019

Mancha branca no rosto: o que pode ser se uma dessas surgiu em você? VEJA

Foto: Reprodução

O surgimento de manchas brancas no rosto

Quando muito pequenas e pouco aparentes, manchas brancas no rosto podem acabar sendo ignoradas e apenas disfarçadas com cosméticos. A condição, no entanto, deve ser investigada, diagnosticada e tratada da maneira correta para evitar que aumentem de tamanho ou resultem em um problema maior de saúde.

 

Manchas brancas no rosto: causas


O surgimento de manchas brancas no rosto, de diversos tamanhos, pode ser causado por uma infecção por fungos, exposição excessiva ao sol ou mesmo uma doença mais séria, como vitiligo.

 

Veja também 

Uso excessivo de medicamentos pode causar até 10 milhões de mortes por ano até 2050, alerta ONU

 

Manchas brancas de tamanhos variados



Manchas brancas no rosto, de tamanho variado, mas distribuição característica, podem indicar vitiligo, uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as lesões se formam devido à diminuição ou à ausência de células responsáveis pela formação da melanina nos locais afetados.


As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados à condição que, além do rosto, pode afetar outras partes do corpo.

 

Mancha com descamação



Manchas brancas no rosto que podem ser acompanhadas por descamação normalmente são causados por pitiríase versicolor, um tipo de micose, ou seja, infecção provocada por fungos que atingem a pele.

 

Exemplo de micose superficial, a pitiríase versicolor é muito comum entre jovens e pessoas com pele oleosa. Também conhecida como micose de praia ou pano branco, tem evolução crônica e recorrente. A condição é caracterizada por manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas. Além da região do rosto, pode afetar parte superior dos braços, tronco e pescoço.


Manchas brancas que parecem sardas



Manchas brancas, arredondadas e pequenas (geralmente de 2 a 5 mm de diâmetro) podem ser sinal de leucodermia gutata, ou leucodermia solar, que surgem no rosto, antebraços e outras áreas que ficam muito expostas ao sol.

 

Popularmente chamada de sarda branca, a leucodermia gutata é resultado do dano cumulativo causado pelos raios ultravioleta ao longo da vida.

 

Mancha branca no rosto: como tratar ou tirar?


O tratamento e/ou possível remoçar das manchas brancas no rosto varia de acordo com a condição causadora.

 

Remédios


 

No caso de vitiligo, uma doença sem cura, o paciente pode ser orientado a fazer uso de medicamentos que induzem à repigmentação das regiões afetadas, como tacrolimus derivados de vitamina D e corticosteroides.

 

A micose do tipo pitiríase versicolor pode ser tratada com medicamentos antifúngicos tópicos ou orais, indicados pelo dermatologista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Tratamentos com laser


Fotos: Reprodução


O uso de lasers, crioterapia com nitrogênio líquido e dermabrasão pode ser indicado no caso de leucodermia gutata. Os tratamentos têm como objetivo recuperar a coloração da pele.

 

Vix.com

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.