29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
24/02/2020

Mangueira busca bicampeonato com releitura crítica da vida de um Jesus Cristo nascido no morro. VEJA FOTOS

Foto: Reprodução

Mangueira busca bicampeonato com releitura crítica da vida de um Jesus Cristo nascido no morro.

Escola tenta seu 21º título com narrativa sobre história de Jesus, na qual imagina as diferentes faces que poderia ter nos dias modernos, de presos a negros e mulheres.

 

A Mangueira levou uma das histórias mais contadas do mundo à Sapucaí na noite deste domingo (23).

 

No primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio, a escola buscou o bicampeonato com uma releitura crítica da vida de Jesus Cristo, mostrando até uma versão moderna nascida no morro.

 

Veja também

 

Isa é traída pela fantasia e fica com o seio de fora na Sapucaí. VEJA FOTOS

 

Iza exibe calcinha em cima de short em ensaio pré-Carnaval e famosas comentam. VEJA FOTOS DA MUSA

 

 

- A Mangueira explorou diferentes faces de Jesus, sua vida e seus ensinamentos nos dias modernos, como jovens negros e pobres presos, indígenas, mulheres e membros da comunidade LGBT;


- No quarto carro, uma estátua gigante mostrava um jovem Jesus negro crucificado;

 

- No abre-alas, o presidente de honra Nelson Sargento e a cantora Alcione representaram José e Maria.

 

 

Com 4.000 componentes, a verde e rosa cantou o enredo "A Verdade vos fará livre", em 19 alas, com cinco carros e três tripés.

 

O responsável foi Leandro Vieira, carnavalesco que estreou na Mangueira campeão em 2016. Em 2019, venceu com um desfile sobre a história brasileira com destaque a heróis da resistência negra e indígena.

 

 A bateria de 2020 entrou com fantasias com balaclavas negras e caveiras, representando a brutalidade romana na época de Cristo. No comando dos 250 ritmistas estava o mestre Wesley Assumpção, que ganhou o apelido de mestre 40, em referência aos 40 pontos conquistados pela bateria em 2019.

 

 

Ao longo do desfile, a escola explorou diferentes faces de Jesus.

 

Na comissão de frente, ele apareceu em sua representação clássica, um homem branco de cabelos longos e barbas, misturado com uma versão que imagina como seria nos tempos modernos. Ao andar com pobres em bailes funks no morro, dançou e sofreu repressão policial.

 

Outra versão foi vivida pela rainha de bateria. Evelyn Bastos entrou na avenida como um Jesus mulher. De vestido roxo, acorrentada e com uma coroa de espinho, ela não sambou na Sapucaí.

 

 

Mesmo assim, a Mangueira retratou também passagens clássicas do Novo Testamento, como a visita dos Três Reis Magos e seus presentes, a visita a um templo transformado em mercado (em uma grande alegoria com o ator Humberto Carrão), e seu calvário.

 

Nas baianas, seguindo a narrativa de misturar o clássico com o moderno, a escola retratou a perseguição à religiões de origens africanas, com as integrantes carregando duas cruzes nas costas.

 

 

Em frente a um carro sobre as dores de Cristo, uma ala refletia se uma das faces de Jesus não poderia estar nos presos do Brasil, formados em sua maioria por jovens negros, pobre e de baixa escolaridade.

 

No quinto e último carro, sobre a ressurreição de Cristo, um morro colorido da Mangueira, com a cantora Leci Brandão, cercava um Jesus negro ascendendo aos céus com um manto verde e rosa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Fotos: Reprodução

 

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.