25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manchete
07/06/2020

MANIFESTANTES FAZEM PROTESTO CONTRA BOLSONARO EM BRASÍLIA

Foto: TV Globo / Reprodução

Ato defende democracia, condena racismo e fascismo. Grupo a favor do presidente também está na Esplanada; PM montou cordão de isolamento.

Manifestantes contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra o racismo e o fascismo e favoráveis à democracia protestaram em Brasília, na manhã deste domingo (7). O grupo se reuniu na Biblioteca Nacional, por volta das 9h e desceu a Esplanada dos Ministérios.

 

Eles seguiram até a Alameda das Bandeiras, onde a Polícia Militar do Distrito Federal montou um bloqueio para impedir o encontro com um segundo grupo, pró-Bolsonaro. Defensores do governo permanecem acampados próximo à Praça dos Três Poderes e têm feito manifestações semanais, aos domingos.

 

A PM acompanhou o ato. No gramado em frente ao Congresso Nacional, os militares fizeram um cordão de isolamento para separar os manifestantes.

 

Veja também


Após protestos antifascistas, Bolsonaro posta vídeo com frase de Mussolini, líder fascista

 

Trump parabeniza Guarda Nacional e critica mídia e movimento antifascista nos EUA

 

O grupo que se intitulava "a favor da democracia" entoou palavras de ordem. Os manifestantes, em sua maioria, usaram máscara de proteção facial.

 

Houve ainda a distribuição gratuita de máscaras, que são obrigatórias no Distrito Federal. Água e sabão e álcool em gel também eram entregues em um espaço chamado de "ponto anticovid".

 

Eles carregaram faixas e bandeiras com dizeres contra o racismo, antifascismo, pela democracia, por respeito às mulheres e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Alguns, vestindo jalecos brancos, representaram os profissionais de saúde e carregaram cruzes pretas em sinal de luto.

 

Outros cartazes também faziam referência ao "Estado genocida" e destacavam que "vidas negras importam". Torcedores do Corinthians carregavam faixas pedindo respeito às mulheres.

 

Próximo ao bloqueio da PM, um casal deitou no chão em referência à morte do ex-segurança norte-americano George Floyd, asfixiado por um policial no dia 25 de maio. Neste local, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, cumprimentou os militares.

 

General Augusto Heleno conversa policial militar durante manifestação, neste domingo (7), em Brasília — Foto: Luiz Barbieri/G1

Foto: Luiz Barbieri / G1

 

Na região do Palácio do Planalto, o grupo pró-Bolsonaro se manifestou. Vestidos nas cores verde e amarelo, alguns carregavam bandeiras do Brasil e outras com o emblema da monarquia.

 

Também havia faixas antidemocráticas. Nelas era possível ler frases pedindo "intervenção cívico-militar"

 

Por volta das 11h, os manifestantes contra Bolsonaro retornaram, pela Esplanada, até o ponto de partida do ato. Até a publicação desta reportagem, não havia incidentes relacionados ao ato.

 

PM faz cordão de isolamento durante manifestações pró e contra Bolsonaro, neste domingo (7) — Foto: Luiz Barbiéri/G1

Foto: Luiz Barbieri / G1

 

Fiscalização de 'excessos'


Na última sexta-feira (5), o Ministério Público do Distrito Federal informou que a Promotoria de Justiça Militar acompanharia, "com atenção", o trabalho das forças de segurança durante os protestos deste domingo.


A ação parte de uma denúncia recebida sobre "o incentivo, por parte de integrantes da Polícia Militar, ao uso de força excessiva contra os manifestantes".

 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informou que a pasta está "preparada para orientar a população e garantir a segurança e o direito à manifestação das pessoas [...]", diz trecho do comunicado.

 

"As forças de segurança e os demais órgãos do GDF vão estar presentes com o efetivo necessário, de modo que os atos ocorram de forma pacífica e ordeira."


VEJA FOTOS:

 

Manifestantes protestam na Esplanada dos Ministérios, neste domingo (7) — Foto: Afonso Ferreira/G1

 

Imagem aérea mostra cordão de isolamento da PM entre manifestações neste domingo (7), em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

 

Grupo vestido de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil e em referência à monarquia, faz ato na Esplanada, neste domingo (7) — Foto: Luiz Barbieri/G1

 

Manifestantes deitam no chão, na Esplanada, em referência à morte do norte-americano negro George Floyde, morto asfixiado por policial — Foto: Afonso Ferreira/G1

 

Manifestantes fazem ato contra Bolsonaro e contra o racismo, na Esplanada, em Brasília, neste domingo (7) — Foto: Afonso Ferreira/G1

 

Jovem ergue cartaz durante manifestação contra Bolsonaro, neste domingo (7), em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/G1

 

Faixas com dizeres antidemocráticos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (7) — Foto: Luiz Barbieri/G1

 

Torcedores do Corinthians carregam faixas em manifestação contra Bolsonaro, neste domingo (7), em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/G1

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Ponto de distribuição de máscara durante manifestação contra Bolsonaro, neste domingo (7), em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/G1

 

Manifestantes seguram cartazes com dizeres antirracistas em ato no DF, neste domingo (7) — Foto: Afonso Ferreira/G1

Fotos: Afonso Ferreira / G1

 

G1

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.