19 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
03/10/2020

Marte está brilhando muito no céu de outubro. VEJA O MOTIVO

Foto: Reprodução

O planeta vermelho é fácil de achar no céu e só estará tão brilhante como agora em 2033 ou 2035. Live mostra Lua perto de Marte na noite desta sexta

Durante o mês de outubro de 2020 os brasileiros poderão contemplar a olho nu ou com telescópio o planeta Marte brilhando fortemente no céu.

 

Aproveite, porque é fácil achar o planeta vermelho no céu e as condições astronômicas só vão permitir que se veja Marte tão brilhante como agora, nos anos de 2033 e 2035.

 

Veja também

 

Nasa patenteia nova rota mais rápida e barata para a lua

 

Nasa anuncia programa que levará primeira mulher à Lua

 

Tempo seco é bom para observar o céu

 

Gosta de observar o céu? Conheça o Observatório Astronômico da UEMA | O  Imparcial

 

Quer mais um motivo para "namorar" Marte neste primeiro fim de semana de outubro de 2020? Essa massa de ar seco que ainda atua forte sobre o Brasil afasta a chuva da maior parte do país.

 

Quem está na Grande Curitiba, na Grande São Paulo, litoral todo o leste deste estado, no Sul de Minas e no Rio de Janeiro deve aproveitar as boas condições meteorológicas para observação de Marte na noite da sexta-feira, 2 de outubro, e madrugada do sábado, 3, porque uma frente fria está chegando e vai encher o céu de nuvens a partir da manhã deste sábado.

 

Live mostra Lua perto de Marte


Além disso, nas noites de 02 e 29 de outubro a Lua estará próxima de Marte, proporcionando um lindo espetáculo no céu. Mas, sem dúvida, será na virada de 02 para 03 de outubro que o espetáculo será ainda melhor. Isso porque, os observadores localizados no litoral do Rio Grande do Sul, Argentina e sul da América do Sul poderão contemplar a ocultação de Marte pela Lua.

 

No restante do Brasil, teremos um belo espetáculo da aproximação de Marte pela Lua e que será transmitido ao vivo pelo Prof. Marcos Calil.

 

A Live irá começar na noite de 02 de outubro, às 23 horas e 55 minutos. Acesse e não perca esse belíssimo evento!

 

Planeta Marte está especialmente brilhante em outubro de 2020

 

Quem poderá observar?

 

Marte mais brilhante e eclipse poderão ser vistos nesta sexta - Ciência -  Estadão

 

Qualquer observador localizado no Brasil, independente se a cidade possui ou não possui poluição luminosa.

 

Por que Marte está tão brilhante?

 

 

Cada planeta possui seu movimento próprio. Devido aos movimentos de translações que os planetas desenvolvem em torno do Sol, quando observados da Terra, causam algumas configurações planetárias. É justamente uma posição muito especial que o planeta Marte se localiza no momento que favorece observarmos esse planeta no seu esplendor.

 

Na madrugada de 06 de outubro, às 03 horas, 14 minutos e 17 segundos, ocorrerá a menor distância entre o centro da Terra e o centro de Marte, com 0,4149 unidades astronômicas, o que corresponde a, aproximadamente, 62 711 427 quilômetros. Além disso, na noite de 13 de outubro, às 20 horas e 25 minutos, o planeta Marte estará em oposição. E o que isso significa? Será o melhor momento de observação de Marte.

 

 

Perceba que, de acordo com a figura 1, teremos um alinhamento entre Sol - Terra - Marte. Este alinhamento, quando observado na parte escura da Terra, ou seja, durante a noite, favorece e muito a observação do planeta Marte. O próximo alinhamento semelhante a este ocorrerá em 01 de dezembro de 2022. Porém, para 2022, o planeta Marte não estará tão brilhante como está agora.

 

Atualmente, por causa da aproximação entre Terra e Marte e da oposição de Marte, este belo planeta de cor avermelhada está com uma magnitude de -2.57. Magnitude é um número que representa o brilho do objeto celeste. Quanto menor o número, mais brilhante será o objeto celeste. Sendo assim, Marte está absurdamente brilhante!

 

A tabela abaixo apresenta, pela ordem, os meses e anos que irão ocorrer a oposição e a menor distância entre Terra e Marte com suas respectivas magnitudes.

 

Mês e ano / Magnitude

 

Outubro 2020: -2.57

 

Dezembro 2022: -1.83

 

Janeiro 2025: -1.36

 

Fevereiro 2027: -1.21

 

Março 2029: -1.32

 

Maio 2031: -1.73

 

Junho e Julho 2033: -2.48

 

Setembro 2035: -2.82

 

Novembro 2037: -2.10

 

Dezembro 2039: -1.51

 

De acordo com a tabela acima, magnitudes semelhantes a que estamos observando neste mês de outubro de 2020 só irão ocorrer em junho/julho de 2033 e setembro de 2035.

 

Domingo é dia de ver cinco planetas a olho nu, mas será preciso acordar  cedo | GZH

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Portanto, não perca essa belíssima oportunidade de observar o planeta Marte brilhando fortemente no céu da sua cidade. 

 

Portal Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.