NOTÍCIAS
Mulher
27/04/2021

Máscara de argila branca: como usar, benefícios e receitas. VEJA

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Uma pequena pepita entre as argilas, a argila branca tem a vantagem de ser adequada para todos os tipos de pele e é facilmente adequada para a confecção de máscaras de beleza. Concentre-se nos seus diversos benefícios em receitas!

 

A argila branca é um ingrediente natural incomparável para o cuidado facial e principalmente para fazer suas máscaras de beleza caseiras se você está acostumado a criar seus próprios cosméticos, pois é uma argila neutra e macia – e até a mais macia de todas – que nos permite usá-la independentemente de tipo de pele.

 

Particularmente indicado para peles secas, sensíveis, frágeis e delicadas devido à sua grande maciez, também é facilmente utilizada em peles normais e mistas, e mesmo em peles oleosas. Também é chamado de caulim, nome que vem de sua descoberta, a primeira jazida de argila branca descoberta na cidade de Kao-Ling, na China. Mas às vezes também é chamada de caulinita de argila branca.

 

Veja também 

 

Descubra o poder dos antioxidantes nos cuidados com a pele. VEJA DICAS DE USO

 

Água com clorofila: a cura milagrosa para espinhas e cravos. VEJA

De onde vem a cor branca da argila branca?

 

mascaras-faciais-cuidados-com-a-pele-argila-branca-fotos-na-cama

 

O caulim deve sua cor branca (ou ligeiramente cinza às vezes) à alta concentração de alumina (contém em média entre 20% e 30%), bem como ao seu baixo teor de óxido de ferro, sendo o óxido de ferro a origem da intensa tonalidade vermelha de argila vermelha, que contém muito, e do tom rosa da argila rosa, que contém menos do que vermelho.

 

Quais são os benefícios da argila branca?


Dentre todas as argilas, a argila branca destaca-se acima de tudo das demais (argila verde, argila vermelha, argila rosa, argila amarela) por sua maciez. Como todas as argilas, é certamente dotada de propriedades absorventes, mas é menos absorvente do que as outras, o que também a torna menos ressecante e menos agressiva para a pele.

 

argila-branca-como-usar-cabelos-pele

 

Oferece assim um efeito purificante e matifica suavemente a pele porque é menos ativa que as outras. E seu efeito purificador não pára por aí. Graças ao tamanho reduzido dos seus grãos, este pó fino também revela propriedades esfoliantes que permitem agir como uma esfoliação suave e real na pele, uma dádiva para os cuidados faciais! Assim, limpará a epiderme com eficácia, mas com muita delicadeza, desalojando as impurezas e soltando as pequenas peles mortas que impedem que a pele se renove adequadamente, como em qualquer esfoliante.

 

A argila branca também se diferencia de outros tipos de argila pelo alto teor de sílica e sais minerais, o que é um verdadeiro trunfo para ter uma pele bonita. Contém, por exemplo, potássio, sódio, cálcio e magnésio que têm propriedades hidratantes para a pele e permitem uma remineralização intensa para impulsionar a renovação celular, suavizá-la e restaurar o seu brilho. É por isso que é especialmente recomendado para pele seca e pessoas com pele opaca.

 

Para entender melhor sua ação, devemos olhar para as propriedades das argilas em geral. As argilas se adsorvem, ou seja, retêm certas moléculas e as fixam em sua superfície. Uma capacidade que possuem devido à sua carga iônica negativa (ligada ao seu conteúdo mineral) e que permite atrair íons opostos (positivos) e trocá-los por outros, uma vez em contato com a pele. Isso é o que permite a ambos desintoxicar a pele, livrando-a de toxinas e impurezas, mas também trocá-los por minerais que beneficiam a pele. Quanto mais a argila estiver concentrada em sais minerais, mais ela terá carga negativa e poderá oferecer essa ação. Em outras palavras, a argila branca é a campeã na remineralização da pele.

 

cuidados-faciais-pele-mascara-argila-branca-usos-beneficios

 

Graças aos vários minerais que contém, está longe de ser apenas purificador e capaz de combater as imperfeições sem irritar a pele. Também é muito calmante e, portanto, útil para aliviar a sensação de desconforto (aperto, aquecimento) e reduzir a vermelhidão. Mas também é cicatrizante o que a torna interessante para o cuidado da pele danificada que ajuda a reparar mesmo em caso de feridas devido às suas propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias naturais que se combinam com a sua ação de renovação celular para evitar infecções e cicatrizar a pele mais rápido.

 

Suas propriedades curativas vêm principalmente de seu alto teor de alumina, conhecido por seu poder restaurador. Menos conhecido, mas igualmente tentador, sua ação refirmante também a torna um tratamento facial ideal para peles maduras, pois a argila branca tonifica a pele e permite que ela se beneficie de seus benefícios anti-envelhecimento. Combate de fato a perda de firmeza e as rugas, por isso revela-se um bom anti-rugas natural.

 

Em resumo, a argila branca purifica a pele e fecha os poros para combater as imperfeições sem nunca ser agressiva para a pele, mantém um bom nível de hidratação e afina a pele com minerais para promover a sua regeneração, o seu brilho, a sua elasticidade. E a sua juventude. Não admira, então, que seja um trunfo fundamental nas máscaras faciais!

 

mascara-facial-tratamentos-beleza-pele-argila-branca

 

Como fazer uma máscara de argila branca?


Se você não quiser comprar uma máscara de argila branca pronta e preferir fazer sua própria máscara de beleza feita em casa com argila branca, é totalmente possível, e até bastante simples! Geralmente, a preparação de sua máscara feita em casa leva apenas alguns minutos.

 

Você precisará obter argila branca em pó para isso. Você pode encontrá-lo em marcas de cosméticos especialistas. Em todos os casos, opte de preferência por um pó superfino, ou seja, um pó muito pequeno, portanto mais adequado para este uso cosmético.

 

argila-branca-pele-cuidados-tratamentos-beleza

 

Depois, basta misturá-lo com alguns ingredientes incluindo um pouco de água mineral ou água floral (ou hidrossol), mas também possivelmente óleos vegetais ou mesmo algumas gotas de óleos essenciais para obter um tipo de pasta ou creme que você pode aplicar como máscara em seu rosto.

 

Qual é a diferença entre argila branca e verde?

 

mascara-argila-branca-verde-diferenca-beneficios-cuidados-pele


A argila verde é mais absorvente e menos macia do que a argila branca. Se essas duas argilas purificam a pele e a livram de suas toxinas, a argila verde é ainda mais eficaz em absorver o excesso de sebo da pele oleosa e matificar a epiderme sujeita a um brilho feio, mas também seca mais. Do que a argila branca. É por isso que a argila verde é mais adequada para peles oleosas do que para peles mistas e normais, que devem ser usadas com moderação para que a argila verde não as resseque, preferindo a argila branca para um uso regular.

 

Máscara de argila branca: um tratamento que não é só para o rosto!

 

argila-branca-cabelos-couro-cabeludo-como-usar-beneficios

Fotos: Reprodução 


A pele facial não é a única que pode se beneficiar dos benefícios de uma máscara de argila branca. Máscaras feitas dessa argila macia também podem ser aplicadas no corpo como um cataplasma para tratar áreas da pele com tendência a espinhas, eczema ou irritação, ou para curar pequenas feridas mais rápido.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Finalmente, a máscara de argila branca também é útil como parte dos cuidados com os cabelos porque pode ajudar a absorver o excesso de sebo do cabelo oleoso na raiz e acalmar o couro cabeludo irritado. Nada mais simples: basta misturar um pouco de argila branca com água morna antes de aplicá-la no couro cabeludo e deixar a argila agir por alguns minutos antes de enxaguar.

 

Fonte: We Fashion Trends

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2021. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.