28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
16/09/2021

Medina relembra o caminho até o tri: 'Cedo pela idade, mas são dez anos nessa rotina'

Foto: Evelyn Rodrigues

Surfista de 27 anos alia juventude e experiência para marcar seu nome na história do esporte

Gabriel Medina acorda aos poucos de um sonho bom, e não esquece do longo caminho para chegar ao topo do mundo. Três vezes. A estreia no circuito acontecera em Bells Beach, em abril de 2010. A primeira temporada completa na elite do surfe foi em 2012.

 

Nesta terça-feira, dez anos depois, o ciclo desafiador de 2021 também teve um final feliz. Não perca uma entrevista exclusiva com o tricampeão no Esporte Espetacular deste domingo.

 

O dia seguinte da conquista foi momento de relembrar o caminho de sacrifícios para virar lenda. Aliar juventude e experiência aos 27 anos, no auge físico e técnico, o transforma num candidato permanente aos recordes.

 

Veja também

 

Com público, Flamengo vence o Grêmio e confirma vaga na semi da Copa do Brasil

 

Atlético-MG bate o Fluminense e está na semifinal da Copa do Brasil

 

Gabriel Medina comemora o tricampeonato mundial — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Gabriel Medina comemora o tricampeonato mundial

Foto: Thiago Diz

 

- É cedo quando você fala de idade. Vinte e sete anos, tricampeonato. Mas foram alguns anos me dedicando. E o ano é muito intenso e longo. Você praticamente viaja o mundo todo. Faz dez anos que estou nessa rotina - lembra Medina.

 

- É difícil você ser constante e estar preparado fisicamente, mentalmente. O ano foi meio ano [houve cancelamento de etapas], só que foi um (campeonato) atrás do outro. Eu não parei. Quando parei, eu estava treinando. Vivi intensamente todo dia, com esse foco e objetivo de chegar e me tornar campeão mundial - completa.

 

Gabriel Medina se aquece em Trestles — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Gabriel Medina se aquece em Trestles (Foto: Thiago Diz)

 

Além dos títulos de 2014, 2018 e 2021, Medina é o maior vencedor de etapas do CT disputadas desde 2015. Virou a referência maior da Tempestade Brasileira, marca do domínio do país no circuito, algo impensável na infância em Maresias.

 

- Achei que (título) nunca ia vir, só que eu tinha esse sonho, tinha essa vontade muito grande. Ontem [terça-feira] foi o dia em que tudo fez sentido. Todos esses anos de dedicação, de paciência. Porque tem que ter paciência. Valeu a pena pra caramba - resume.

 

Gabriel Medina corre para o mar de Trestles — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Gabriel Medina corre para o mar de Trestles (Foto: Thiago Diz)

 

Desafios de 2021


O circuito mundial deste ano começou em Pipeline, em dezembro de 2020. Teve uma perna australiana ampliada, com quatro eventos. Foi ao Surf Ranch, na Califórnia, e depois ao México. Foram sete etapas e mais o WSL Finals, com competições canceladas no meio, como a de Saquarema e de Teahupoo. Medina fez cinco de sete finais. Ganhou duas, além de Trestles.

 

- Foi um ano atípico. Pandemia parou o mundo e a WSL fez um ótimo trabalho. Em todos os lugares que a gente foi, a gente conseguiu fazer acontecer os eventos. Sempre mantendo a gente em lugares separados, naquela bolha do hotel pra praia, competir sem público - diz.

 

Medina e Filipe Toledo se abraçam em Trestles — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Medina e Filipe Toledo se abraçam em Trestles (Foto: Thiago Diz)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram.

 

- Em alguns eventos, a gente conseguiu ter público. Na Austrália, teve público. Na piscina (Surf Ranch), foi um negócio mais fechado. Teve etapas que a gente não foi também. No meio disso tudo, teve as viagens, quarentena que a gente teve que fazer. Fiz duas quarentenas esse ano, na Austrália e no México. Então, foi um ano diferente pra todo mundo - conclui Medina.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.