28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
22/02/2020

Meditação Guiada: o que é, como fazer e benefícios para à saúde

Foto: Reprodução

Você sabia que a melhor maneira de controlar nossa mente e possuir nossos pensamentos é através da meditação? Passar alguns minutos por dia em nossa mente nos ajuda a nos livrar do estresse, preocupações e ansiedade.

Se você já se interessou por meditação, saberá que é uma prática que requer paciência, perseverança e dedicação. E se você ainda não experimentou, está no lugar certo. Se praticada regularmente e de acordo com evidências científicas, a meditação é útil para atenuar os efeitos do estresse e da ansiedade, melhorar a concentração e aguçar a memória. Além disso, essa prática tem muitos outros efeitos em um nível espiritual que você não deve perder.

 

A meditação é uma maneira de treinar nossa mente, através da qual podemos esclarecer nossos pensamentos, identificar novos sentimentos, sensações e emoções e, assim, alcançar estados elevados de paz e relaxamento. É uma maneira de introspecção para nos conhecermos e se conectarmos mais conosco.

 

Mas a meditação exige paciência: os benefícios e os resultados não aparecem após as três ou quatro primeiras sessões e, além disso, você não deve esperar milagres. A meditação é, simplesmente, uma técnica através da qual nos distanciamos do estresse e das preocupações, aprendemos a aproveitar mais tempo conosco e curar nossa energia. Mas, para conseguir isso, é necessário dedicar muitas sessões, ser disciplinado e confiar no processo. 

 

Veja também

 

Vinagre no suco é aposta para acelerar metabolismo e até emagrecer. VEJA RECEITA

 

Perca a vontade de comer doce com essa mistura de canela e hortelã. Isso ajuda no emagrecimento. CONFIRA
 

O que é meditação guiada?

 

como-meditar


Se você é iniciante ou ainda não tem conhecimento dos benefícios da meditação, isso pode te interessar: a meditação guiada é a melhor maneira de entrar nessa prática. É uma iniciação à meditação, na qual, através de sons, músicas e imagens que evocam sentimentos de relaxamento, conseguimos desconectar do estresse diário e nos conectamos a nós mesmos.

 

Nos últimos anos, tornou-se uma prática muito popular no Ocidente – a meditação é uma prática antiga – devido à necessidade de nos libertarmos do estresse que a sociedade atual gera. E embora a meditação inicialmente guiada tenha sido projetada de tal maneira que um especialista guiou a mente da parte interessada em direção aos estados de relaxamento, hoje existem muitas ferramentas graças às quais podemos aprender a meditar, quando queremos e onde queremos.

 

Quais são os benefícios da meditação guiada?

 

beneficios-meditacao-guiada

 Fotos: Reprodução

 

Através da meditação guiada, nossa mente é capaz de alcançar um alto estado de calma e bem-estar, onde não há estresse ou ansiedade. A longo prazo, isso nos traz benefícios significativos mental e corporal. Além disso, existem evidências científicas que garantem que meditar diariamente nos ajuda a alcançar muitos outros objetivos.

 

Isso nos ajuda a combater a insônia. Você deve ter notado que, quando está estressado ou nervoso, a qualidade do sono é muito pior. Você tem pesadelos, acorda frequentemente à meia-noite e não consegue adormecer. Através da meditação, você pode aprender a gerenciar seus sentimentos e emoções, se praticá-lo regularmente, será mais fácil descansar. Esses são alguns dos benefícios da meditação guiada:

 

Reduza os níveis de estresse acumulados ao longo do dia. Em geral, a meditação melhora o estado geral da nossa mente e nos ensina a alcançar a calma.


Melhorar nossa capacidade de concentração e memória. Quando meditamos, aprendemos a viver o momento presente, a pensar no momento exato em que estamos vivendo, sem o resto das coisas e as pessoas ao nosso redor importam. Portanto, ajuda-nos a aguçar a concentração.


Isso nos ajuda a desenvolver inteligência emocional. Um dos objetivos da meditação – e que está de fato implícito no processo em si – é conhecer a nós mesmos e saber identificar nossos sentimentos e emoções. Graças a isso, somos mais empáticos e aprendemos a interpretar com maior sucesso os comportamentos e atitudes dos outros.


Tem efeitos positivos no sistema imunológico. Estudos científicos garantem que a meditação melhora a atividade do sistema circulatório e digestivo e melhora nossa intolerância à dor.


Como começar a meditar?


Como dizemos, gastar cerca de 10 minutos por dia para meditar pode trazer grandes benefícios. E você não precisa praticá-lo com um objetivo específico, pode fazê-lo, simplesmente, para aprender a entender e controlar sua mente. Deseja saber como fazer isso?

 

Meditação da visualização


Esta é uma técnica que usa a visualização ou a imaginação de um objeto para relaxar. Uma cor que representa emoções diferentes também pode ser usada.

 

Meditação da consciência corporal


Se você deseja implementar essa técnica, pode usar vários vídeos, áudios ou podcasts encontrados no Spotify ou no YouTube. Através deles, você toma consciência das diferentes partes do corpo, concentrando sua atenção em cada uma delas. 

 

 

  Meditação guiada pela respiração


Prestar atenção à respiração é uma das técnicas mais eficazes para relaxar. O objetivo é aprender a controlá-la para que nosso corpo e nossa mente entrem em um estado de calma.

 

Na Internet, você encontra muitos guias de sono e meditação na forma de podcasts, vídeos ou até aplicativos. Com 10 minutos por dia será suficiente para começar, mas garantimos que toda vez que você desejar dedicar mais tempo às sessões, você vai adorar.

 

Aplicativos para aprender a meditar


Mindfulness App


É uma das principais aplicações para meditar na Europa. É definido como um aplicativo para melhorar sua atenção consciente diariamente, que é a essência do estilo de vida da Atenção Plena. Essa ferramenta permite que você estabeleça um calendário de meditação personalizado, de acordo com o qual o próprio aplicativo nos envia uma mensagem que nos lembra que chegou a hora de desconectar.

 

Buddhify


Este aplicativo é definido como a ferramenta mindfulness dos tempos modernos. Ele propõe diferentes guias para meditação com mais de 80 orientaçõesdependendo de onde você está e do que está fazendo o tempo todo. Além de poder escolher o seu momento em sua roda cheia de possibilidades. Você também pode escolher a voz que irá guiá-lo nesse processo de reflexão e encorajá-lo.

 

Medite.se


O Medite.se foi idealizado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto e tem o intuito de desmistificar a meditação. O aplicativo disponível para Android e iOS, oferece diversas meditações guiadas por professores na área, e totalmente em português. Os áudios também pode ser baixados, para que você possa escutar quando estiver sem internet.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Aura


Disponível para Android e iOS, Aura oferece um serviço personalizado. Ao responder um questionário sobre sua rotina e seus níveis de estresse e ansiedade, o aplicativo lhe entrega as melhores formas de praticar a meditação, tendo em vista seus objetivos. É possível ter um serviço de coaching pessoal e receber mensagens de positividade dentro do aplicativo.

 

R7

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.