25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/08/2020

Melancia é aliada da saúde da visão: veja 7 benefícios da fruta

Foto: Reprodução

Com uma polpa bastante suculenta, a melancia é uma fruta originária da África que passou a ser consumida no mundo inteiro por seu sabor levemente doce e agradável. Ela é rica em água, fonte de carboidratos, possui vitaminas importantes para o organismo como C e A, além de sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio.

 

Sua cor avermelhada indica a presença do licopeno, que é um antioxidante potente que combate os radicais livres do organismo. Por conta disso, ela ajuda a prevenir doenças como as cardíacas e até mesmo câncer.

 

Além do sabor e ajudar na hidratação corporal, a melancia contém poucas calorias —em 100 g há apenas 30 kcal. Veja, a seguir, detalhes dos benefícios da fruta e formas de consumo:

 

Veja também

 

Brasileiros correm por saúde e não amam acordar cedo, diz pesquisa

 

Está sofrendo com o home office? Veja 6 posturas de ioga para alongar o corpo

1. Hidrata o corpo: A melancia é um alimento que ajuda a manter o corpo hidratado, pois é composta por cerca de 90% de água. Estar com a hidratação em dia é importante para regular a temperatura do corpo, prevenir infecções, fornecer nutrientes para as células e manter os órgãos funcionando. Além disso, melhora a qualidade do sono e o humor.

 

iStock

 

2. Diminui riscos de doenças cardiovasculares: A fruta contém magnésio e potássio, que são minerais que reduzem a pressão arterial. A melancia também contém citrulina, um aminoácido que aumenta os níveis de óxido nítrico no organismo e ajuda a expandir os vasos sanguíneos. A presença do licopeno contribui para controlar o colesterol "ruim" do organismo. Essas condições estão associadas a fatores de riscos das doenças cardiovasculares.

 

Por isso, o consumo regular do alimento, juntamente com uma dieta equilibrada e atividade física, diminuem as chances de problemas cardíacos como infartos.

 

3. Melhora a imunidade: Por ser rica em vitaminas e sais minerais, ela reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade. Outro destaque é a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico no combate a infecções e vírus. Além disso, o licopeno ajuda a diminuir o estresse oxidativo, também contribuindo para uma melhora na imunidade.

 

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

 

4. Faz bem para a visão: A melancia pode auxiliar na proteção dos olhos, evitando doenças como catarata e degeneração macular. Isso porque o alimento contém substâncias antioxidantes como beta-caroteno (substância precursora da vitamina A), luteína e zeaxantina. A vitamina A, por exemplo, previne a cegueira noturna.

 

5. Melhora a digestão: O organismo digere facilmente a melancia, pois, além de ser composta por bastante água, as fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. As fibras estruturam o bolo fecal e a água ajuda a manter a fluidez no trato digestivo. Por isso, o consumo regular pode prevenir a constipação.

 

6. Contribui com o funcionamento cerebral: As propriedades antioxidantes combatem a ação dos radicais livres, moléculas que danificam a estrutura do DNA e aceleram o envelhecimento do organismo. Uma alimentação rica em antioxidantes melhora a memória, a aprendizagem e outros processos cognitivos. A presença do fósforo, juntamente com vitaminas do complexo B, tem ação importante relacionada a proteção neurocerebral.

 

7. Tem propriedades diuréticas: Com sua elevada quantidade de água, a melancia aumenta a produção de urina, por isso possui um efeito diurético. Isso é benéfico principalmente para as pessoas que sofrem de retenção hídrica e inchaços. Algumas pessoas com problemas renais também podem se beneficiar dessa propriedade da fruta, pois previne a formação de cálculos.

 

Benefícios em estudo

 

Melancia - iStock - iStock

 

- Diminui inflamações: por conta do licopeno e da vitamina C, a melancia diminui a inflamação corporal. Em uma pesquisa realizada com cobaias, os cientistas comprovaram que aqueles que foram alimentados com melancia tiveram menos inflamações e menos estresse oxidativo.

 

- Pode prevenir câncer: há diversas pesquisas que relacionam o licopeno com a prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente de próstata e no sistema digestivo.

 

A melancia também possui um composto chamado de cucurbitacina E que contribui com a diminuição do risco de tumores. Mas, ainda não foram realizados testes em humanos para comprovar se o consumo da fruta pode prevenir o câncer.

 

Formas de consumo

 

suco de melancia com gengibre - Getty Images - Getty Images

 

A melhor forma de consumo é a fruta in natura, pois assim é possível manter todos os nutrientes e as fibras do alimento. Mas, o suco de melancia também é indicado, porém deve ser preparado sem açúcar, preferencialmente.

 

Ela também pode ser ingrediente de saladas de frutas, pudins, smoothies, bolos, geleias, doces e sorvetes. Apesar de menos comum, a melancia pode virar molho de massas em receitas agridoces ou ser servida em espetinhos nos churrascos.

 

Riscos e contraindicações

 

Você Deve ou Não Comer as Sementes da Melancia? - MundoBoaForma

 

A fruta é considerada um alimento seguro. Ela é conhecida por ter alto índice glicêmico (IG), mas sua carga glicêmica (CG) é pequena. Ou seja, apesar de ter um carboidrato que é absorvido de forma rápida, ele está presente em pequena quantidade no alimento. Por conta disso, pessoas com diabetes devem consumir de forma mais moderada e conversar sobre essas quantidades com um nutricionista.

 

Como escolher e conservar

 

Comer melancia à noite faz mal? Saiba | | Natuvita

Fotos: Reprodução

 

A melancia pode ser encontrada inteira ou em pedaços nos mercados e feiras. Se optar pela primeira opção, se atente a casca, que não deve ter manchas escuras e precisa estar verde com manchas amareladas. Ela não pode estar muito macia e as mais arredondadas costumam ser mais doces.

 

Agora se escolher comprar a melancia já cortada, tenha cuidado com o tempo de exposição da fruta —ela precisa estar refrigerada e bem embalada. E veja se a polpa tem uma cor uniforme e acentuada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A fruta inteira não precisa ficar na geladeira, apenas após ser cortada. É importante cobrir a superfície da melancia com plástico-filme para evitar contaminação ou cortá-la em pedaços menores e guardar em recipientes adequados. 

 

UOL

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.