25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
18/09/2019

Mesmo fora do Z-4, Fluminense precisa melhorar aproveitamento para escapar da queda no returno

Foto: Mailson Santana / FluminenseFC

Fluminense escapou de terminar o turno no Z-4, mas precisa fazer mais pontos a partir de agora

Os 18 pontos conquistados no primeiro turno foram o suficiente para que o Fluminense chegasse à metade do Brasileiro fora da zona do rebaixamento. Mas para que esse alívio — celebrado após a vitória sobre o Corinthians, no último domingo — seja definitivo, vai ser preciso fazer bem mais a partir de agora. Afinal, apenas repetir este aproveitamento na segunda parte do campeonato não evitará a degola.

 

O histórico do campeonato na era dos pontos corridos mostra que a pontuação necessária para garantir um time acima do Z-4 na virada dos turnos mais do que dobra ao fim do campeonato.

 

A explicação é simples. No segundo turno, a distribuição dos pontos muda, e o fluxo se torna mais intenso entre os clubes que ocupam a parte de baixo da tabela.

 

Veja também


Cristiano Ronaldo, Coutinho, PSG x Real... Veja quatro motivos para seguir a Champions nesta quarta

 

Corinthians x Del Valle: tudo o que você precisa saber sobre a semifinal da Copa Sul-Americana

 

— O returno é o campeonato do rebaixamento — define o matemático Tristão Garcia, do site “Infobola”: — O primeiro turno define quem disputa o título. Quem briga por pré-Libertadores ou ocupa aquela zona morta acaba perdendo o fôlego. E quem se aproveita são os que ainda têm o que jogar. No caso, os times da ponta e os ameaçados. Então é normal o pessoal de baixo pontuar mais. É o que vai acontecer.

 

Em 16 edições até aqui, só em três esta regra não se cumpriu. A mais recente foi em 2017. Com 22 pontos, a Chapecoense terminou o turno como primeiro à frente do Z-4. Ao fim do campeonato, quem ocupava esta posição e respirava aliviado era o Vitória, com 43. Mas o risco corrido pelos baianos foi tão grande que, com a mesma pontuação, o Coritiba e o Avaí foram rebaixados. O que definiu a queda foram os critérios de desempate.

 

Situação semelhante ocorreu em 2003. O turno terminou tendo o Juventude como o primeiro à frente da zona, com 25. Após 23 rodadas (a edição foi disputada por 24 clubes), a Ponte Preta ocupou este posto justamente com o dobro de pontos. Mas, com os mesmos 50 pontos, o Grêmio não escapou da Série B.

Editoria de arte do Extra

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.


A outra exceção foi em 2007, quando 24 pontos fizeram o Paraná ocupar a 16ª posição após 19 rodadas. Depois da 38ª, o Goiás escapou da degola, na mesma colocação, com “só” 45.

 

Hoje, o risco de queda do Fluminense é maior do que o do Cruzeiro, o primeiro dentro do Z-4. São 49% contra 44% dos mineiros. Este índice é determinado pelo nível de dificuldade da tabela para cada um. Mais um motivo para não relaxar. 

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.